ACOLHIDA AOS INGRESSANTES DA PEDAGOGIA: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO COM O CURSO A PARTIR DA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE

  • Misaeli Lima
  • Crislaine Lopes de Oliveira
  • Jéssica Reis de Melo
  • Isadora Cabreira da Silva
  • Juliana Storniolo da Cunha
  • Juliana Brandao Machado
Rótulo Acolhida, Autoformação, Docência

Resumo

Este trabalho pretende relatar a atividade de acolhida aos ingressantes do curso de Pedagogia - Licenciatura, realizada pelo PET Pedagogia durante 2019/1, bem como analisar as contribuições desta ação para a formação dos novos acadêmicos. Tal atividade se apoia na perspectiva de autoformação, que é reconhecida como um embasamento central para a formação docente pois possibilita a articulação de diversos sentidos relacionados às experiências de aprendizagem. A acolhida foi planejada durante o segundo semestre de 2018, partindo de uma demanda dos bolsistas, com a finalidade de promover mais atividades que pudessem oportunizar momentos de integração entre o PET e o curso de Pedagogia, por conta da pouca aderência dos discentes não-bolsistas às atividades do programa. A partir desta proposta, pensou-se em informações importantes que os bolsistas gostariam de ter recebido quando ingressaram no curso. Para além de um relato expositivo, objetivou-se analisar as preferências e contribuições dos acadêmicos ingressantes, a partir da seguinte problemática: como a atividade de acolhida contribui para a integração do aluno ingressante no ambiente universitário? Sendo assim, a acolhida deteve-se a promover uma atividade extensionista na perspectiva do conhecimento pluriversitário, onde há além de uma formação profissional e crítica, uma formação cidadã e solidária. Portanto, esta investigação possui uma abordagem qualitativa, buscando olhar para as preferências, sugestões e reflexões sobre os processos formativos dos alunos participantes a partir do instrumento de avaliação da atividade respondido por 23 sujeitos, de acordo com a recorrência das respostas. O instrumento de avaliação da atividade consistia em analisar as preferências e contribuições dos acadêmicos ingressantes. Na primeira questão, sete respondentes afirmaram que gostaram de todas as atividades propostas, apontando a relevância dos temas abordados, como nas seguintes falas explicativo e acolhedor pois todas estavam com excelente conteúdo; pra quem está começando tudo é novidade e causa muito temor, geralmente falando sobre o esclarecimento de dúvidas e informações que os mesmos não tinham tido acesso. Pode-se dizer que a atividade de extensão realizada pelo PET é imprescindível para preencher lacunas existentes dentro do curso de Pedagogia em sua atual conjuntura, onde buscou-se promover uma ação que integrasse ensino, pesquisa e extensão, e também para enfatizar o protagonismo petiano da ação, com a inserção desta nova prática no calendário do curso. Tendo a acolhida como uma ferramenta de inclusão acadêmica, observou-se que o seu resultado reverbera em ações positivas, como o fato de duas discentes que estavam na atividade integrarem o nosso grupo após o último processo seletivo, e também pelo fato de que ainda encontramos pelos corredores da universidade os/as discentes que participaram da acolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
LIMA, M.; LOPES DE OLIVEIRA, C.; REIS DE MELO, J.; CABREIRA DA SILVA, I.; STORNIOLO DA CUNHA, J.; BRANDAO MACHADO, J. ACOLHIDA AOS INGRESSANTES DA PEDAGOGIA: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO COM O CURSO A PARTIR DA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.