DIÁLOGOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

  • Lucas Lage
  • Isadora Cabreira da Silva
  • Juliana Brandao Machado
Rótulo Formação, Docente, Direitos, Humanos, Educação, Webnário

Resumo

As constantes lutas dos movimentos sociais têm demonstrado, ao longo dos tempos, que os Direitos Humanos são um tema de relevância social, inclusive na educação. Na formação de professores, os Direitos Humanos são abordados como um apoio às disciplinas obrigatórias do currículo, sendo tratados de forma transversal e com pouca ênfase. Nesse sentido, o Grupo PET Pedagogia realizou, no primeiro semestre de 2020, o projeto Conversas com professores/as: debates entre escola e universidade, que visou apresentar temas que não têm um estudo mais amplo na formação de professores, como Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades, Relações Étnico-Raciais, Interseccionalidade e Cibercultura, todos com o intuito de discutir as interfaces entre a abordagem da temática no sistema educacional. O projeto foi desenvolvido de maneira online, constituído por webnários semanais, tendo em vista a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em função da pandemia de Covid-19. A abordagem metodológica foi quali-quantitativa, tendo como objeto de análise o instrumento de pesquisa realizado ao final de cada encontro, disponibilizado online, considerando especificamente a Avaliação-Reflexão do primeiro encontro, com o tema Direitos Humanos e Educação. O formulário avaliativo foi respondido por 29 participantes e neste trabalho estará em análise o recorte de duas perguntas: 1) Em relação à temática do webnário como você avalia?; e 2) Ao final do webnário, registre sua compreensão sobre os Direitos Humanos e Educação. Para a primeira questão, a numeração de 1 a 5 classificava a avaliação como 1 sendo insatisfatório e 5 plenamente satisfatório. Todas as respostas caracterizaram a temática como plenamente satisfatória, o que demonstra a extrema necessidade em debater os Direitos Humanos e sua relação com a educação. Tal avaliação positiva mostra que o PET Pedagogia tem atingido seus ideais estabelecidos na Portaria nº 976/2010, propiciando momentos formativos que agregam à trajetória universitária dos indivíduos. Em relação à compreensão sobre Direitos Humanos, a recorrência das respostas está em torno da dimensão do que se discute sobre o tema: de que tais direitos são históricos e para todos, que são indissociáveis ao exercício da cidadania e à educação, como base de uma nação igualitária, que podem erradicar o preconceito (racial, de classe, gênero e sexualidade) em sua promoção, e também diversos apontamentos de que os mesmos nunca foram cumpridos e/ou respeitados e a necessidade de tal assunto ser pautado na formação docente. Sendo assim, conclui-se que a promoção da atividade não deva ser pontual da forma que aconteceu, e sim constante, nos estudos, diálogos e nas formações promovidas pelo grupo, e para isso, o eixo de estudos por temática sobre Direitos Humanos está organizando uma ação de extensão intitulada DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE: debates e possibilidades para a extensão universitária, que ocorrerá durante o próximo ano.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
LAGE, L.; CABREIRA DA SILVA, I.; BRANDAO MACHADO, J. DIÁLOGOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.