RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NOS MAPAS CONCEITUAIS

  • Everton Ribeiro
  • Elisângela Mota Pires
  • Elena Maria Billig Mello
  • Sonia Maria da Silva Junqueira
Rótulo Inovação, educação, Metodologias, Ativas, Mapas, conceituais, Aprendizagem, Significativa

Resumo

É fundamental que o ensino em uma sociedade em constante transformação, propicie uma formação integral para uma participação efetiva do aluno no mundo. É necessária uma prática reflexiva do coletivo, professores, funcionários, gestores, estudantes e comunidade para que ocorra a efetivação de uma Inovação na educação. De modo geral, as Metodologias Ativas são tecnologias que visam proporcionar engajamento dos educandos no processo através do comprometimento na sua aprendizagem. Outrossim, é mister a utilização de ferramentas para a construção desse processo sinérgico da aprendizagem, em que destacamos os Mapas Conceituais. Os objetivos deste trabalho perpassam pela questão problema quais são as relações estabelecidas entre inovação na educação e as metodologias ativas nos mapas conceituais?. Para atingi-los, percorre-se o caminho metodológico de uma pesquisa ex-post-facto, descritiva explicativa de cunho qualitativo, baseado no levantamento bibliográfico e análise temática do conteúdo. Para mais, considera-se oportuno descrever as principais características das temáticas e, por fim, compreender como se dá a construção do conhecimento por meio dos mapas conceituais, relacionado às duas outras concepções pedagógicas. Pode-se perceber que há consenso entre os critérios e parâmetros para identificar inovações pedagógicas, todos se direcionam a procura de diferentes metodologias que possibilitem uma aprendizagem integral, transformadora e significativa. Não obstante, as reflexões sobre metodologias ativas direcionam nossa observação para o entendimento de apreensão do que está sendo ensinado, usando-se de ferramentas auxiliares para alcance de tal finalidade. Ainda, compreende-se que os mapas conceituais se constituem ferramentas de suma importância e expressividade para a aprendizagem. No que diz respeito à apresentação de um conteúdo ou no momento de estudá-lo, elaborar uma síntese de texto, organizar o conteúdo programático de determinado componente curricular, e, avaliação da aprendizagem. Observou-se que há relações que interligam os constructos dos três conceitos pedagógicos, principalmente por estarem sobre a base epistemológica cognitivista, e baseados nas discussões suscitadas há de se perceber que os mapas conceituais se constituem como uma prática inovadora para os professores e seus alunos. Ademais, percorrem caminhos de construção, observando a autonomia, a criatividade e a capacidade de cada indivíduo, convergindo para uma Aprendizagem Significativa. Logo, perceber como as contribuições dos mapas conceituais para a consolidação de uma educação inovadora, baseada nas metodologias ativas, permite o avanço da construção das democracias, autonomia dos indivíduos, a promoção da criatividade e a adaptação aos novos tempos.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
RIBEIRO, E.; MOTA PIRES, E.; MARIA BILLIG MELLO, E.; MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, S. RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NOS MAPAS CONCEITUAIS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.