CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ/RS

  • Clarice Megier
  • Débora Ortiz de Leão
Rótulo Formação, Professores, Pacto, Nacional, pela, Alfabetização, Idade, Certa, Políticas, públicas

Resumo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi implementado no ano de 2013 com o propósito de assegurar a alfabetização de todas as crianças ao finalizar o primeiro ciclo de alfabetização. Assim como garantir a formação continuada de professores alfabetizadores através de um pacto entre a União, Estados e Municípios. Nesse sentido, foi desenvolvido um Estudo de Caso que teve por objetivo geral investigar as repercussões do PNAIC para a formação de professores alfabetizadores na Rede Municipal de Ensino de Ijuí/RS. Para a produção de dados foi utilizada o questionário, registros institucionais e pessoais e a análise foi desenvolvido pela proposta operativa de Maria Cecília Minayo. Os resultados evidenciaram a importância de reconhecer a identidade profissional dos colaboradores pelas histórias de vida e experiências profissionais que são ressignificadas no cotidiano, bem como o fazer pedagógico. A implementação do PNAIC na Rede Municipal de Ensino de Ijuí, no período de 2013 a 2018 mobilizou 134 professores alfabetizadores, catorze coordenadores pedagógicos, quatro orientadores de estudo e uma Coordenadora Local e abordou temáticas relacionadas a diversidade de práticas cotidianas no ciclo de alfabetização, protagonismo do professor e do aluno, valorizado nesta etapa da Educação Básica. O qual foi destacado como um processo coletivo de construção do conhecimento a partir das práticas reflexivas, construção de identidade profissional, da socialização das ações educativas, engajamento e colaboração a partir dos princípios do PNAIC. Porém, reconhece-se que embora os saberes docentes são valorizados na construção do currículo e demais referenciais, as proposições do PNAIC não são associadas as práticas de alfabetização desenvolvidas bem como na política curricular no município de Ijuí. Portanto, a implementação no PNAIC. Destaca-se que o PNAIC apresentou contribuições significativas no processo de aprendizagem para a Rede Municipal de Ensino de Ijuí, ressignificado ações e fortalecendo os Programas que estão desenvolvidos no Município.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
MEGIER, C.; ORTIZ DE LEÃO, D. CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES MUNICIPAIS DE IJUÍ/RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.