ENSINO DIGITAL E PANDEMIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

  • José Junior
  • Leticia Corrêa Vaz
  • Leandro Xavier da Silva
  • Ederson Nunes Bueno
  • Andrelize Ferreira Corrêa
  • Mauren Assis de Souza
Rótulo Educação, Pandemia, Ensino, Remoto, Online

Resumo

A pandemia desencadeada pelo covid-19 em 2020 afetou drasticamente a rotina da sociedade devido às medidas de contenção do vírus, levando a suspensão de atividades presenciais em diversos ambientes, como escolas e universidades. Em contrapartida, nas entidades de ensino, surge a adoção da modalidade educacional alternativa conhecida e popularizada como Ensino Remoto. Esta é baseada na utilização de ferramentas de comunicação audiovisual em tempo real e de plataformas educacionais como, por exemplo, o Google Classroom, Moodle e Google Meet, tais ferramentas eram utilizadas como facilitadores complementares no ensino antes da pandemia. Entretanto, pouco se conhece dos reais êxitos de tal modelo educacional quando este se torna a única estratégia utilizada no processo educativo, portanto, emerge a necessidade de pesquisas acerca da temática com o intuito de aprofundar a discussão sobre o ensino remoto e pandemia, bem como seus pontos negativos e/ou positivos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi investigar o repertório científico sobre a temática do ensino remoto na pandemia, e apontar fragilidades e êxitos do tema. A partir disso, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, utilizando o buscador acadêmico SCIELO como fonte e neste, optou-se por utilizar o termo ensino durante a pandemia para a busca e, delimitaram-se como pertinentes as produções do ano de 2019 a 2020. Foram encontrados 17 artigos que foram selecionados, filtrados e analisados conforme os objetivos da pesquisa, obtendo-se então 7 artigos relacionados com a temática. A partir da análise do material, possibilitou-se identificar pontos chaves e perspectivas centrais sobre o ensino remoto durante a pandemia entre as produções. De forma ampla, os achados dos artigos 1,3,4 e 7 ressaltam que a adoção da educação online na pandemia se tornou uma alternativa viável, com limitações acerca do suporte tecnológico e estrutural entre cada realidade, ainda, ressaltou-se que essa proposta é eficaz em atender seu propósito mais contundente, o de fornecer uma continuidade alternativa do processo educacional em escolas e universidade, entretanto deixa lacunas na formação e individualidades de cada aluno. Outros pontos bastante ressaltados pelos artigos 4, 5 e 7 evidenciaram a necessidade de conhecimento da realidade de cada instituição para promover tal modelo educacional, aliada ao planejamento e preparação do corpo docente para a atuação nesta modelo. Ainda, a discussão fomentada pelo artigo 2 atentou para a importância de ações de preparo emocional dos docentes para o retorno de atividade em meio a pandemia. Sendo assim, este trabalho evidencia que, o ensino digital torna-se uma estratégia alternativa limitadamente eficaz, que necessita de um planejamento prévio, onde as individualidades do educando e do docente devem ser consideradas. Ainda, ressalta-se também a necessidade do enriquecimento de conhecimento científico sobre a educação em períodos atípicos.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
JUNIOR, J.; CORRÊA VAZ, L.; XAVIER DA SILVA, L.; NUNES BUENO, E.; FERREIRA CORRÊA, A.; ASSIS DE SOUZA, M. ENSINO DIGITAL E PANDEMIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.