A TEMÁTICA “ALIMENTAÇÃO” NO VII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO): ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS

  • Laiz Soares
  • Naiara Zandavalli
  • Julio Cesar Bresolin Marinho
Rótulo Ensino, Ciências, Alimentação, Estratégias, Percepções, dos, alunos

Resumo

Nos últimos anos, evidencia-se um aumento considerável no volume de pesquisas em Ensino de Ciências, no Brasil. O crescimento da produção científica da área acaba por instigar a realização de estudos que inventariam e analisam diversos aspectos dessa produção, seja em artigos de revistas ou em trabalhos publicados em eventos. Na área de Ensino de Biologia, a Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), promove de dois em dois anos o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio). A sua última edição (VII ENEBio), realizada em 2018, resultou em 902 trabalhos (distribuídos em 8 eixos temáticos) inscritos, apresentados e publicados no evento (dados retirados da apresentação dos Anais do VII ENEBio). Nesse contexto, o objetivo do trabalho residiu em mapear os trabalhos relacionados com a temática da alimentação no Ensino de Ciências e Biologia, publicados nos anais do último ENEBio. A escolha dessa temática ocorreu por estar intimamente relacionado ao cotidiano dos alunos, bem como pela possibilidade de a escola ser um espaço para os alunos construírem entendimentos sobre alimentação balanceada desde os anos iniciais. A metodologia da pesquisa configura-se como bibliográfica, pois foi realizada com base em pesquisas anteriores (trabalhos publicados no VII ENEBio). Para compor o corpus de análise foram analisados os títulos de todos os 902 trabalhos publicados no VII ENEBio. Selecionamos os trabalhos que apresentavam os seguintes termos no título: alimentos; nutrientes; educação alimentar; síntese de proteínas; importância gastronômica e medicinal de PANC. Encontramos, nos anais do evento, sete (7) trabalhos que versavam sobre a temática, os quais estavam distribuídos em três eixos temáticos: três (3) trabalhos no eixo 1 (Ensino de Ciência/Biologia Ciência, Tecnologia, Sociedade E Ambiente), três (3) trabalhos no eixo 2 (Ensino de Ciência/Biologia e saúde) e um (1) trabalho no eixo 3 (Formação de professores de Ciências/Biologia). Esses trabalhos possuem dois enfoques principais: estratégias de ensino (5 trabalhos) e percepções dos alunos e conhecimentos prévios sobre a temática (2 trabalhos). Em relação as estratégias de ensino, podemos evidenciar que foram utilizadas sequências didáticas, envolvendo diversos recursos didáticos, como leitura de textos, construções de materiais, jogos, dentre outros. Já os trabalhos que investigaram as percepções e conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática, versavam sobre a importância gastronômica e medicinal de PANCs da Amazônia, e os conhecimentos dos alunos sobre as vitaminas. Verifica-se um maior número de trabalhos relacionados ao enfoque das estratégias de ensino, visto que é um tema amplo e que pode ser trabalhado com diferentes recursos didáticos. Evidencia-se que a temática da alimentação deve ser mais investigada pelos pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Biologia, visto que o número de trabalhos presentes no VII ENEBio é baixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
SOARES, L.; ZANDAVALLI, N.; CESAR BRESOLIN MARINHO, J. A TEMÁTICA “ALIMENTAÇÃO” NO VII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO): ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.