INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

  • Adriana Biavaschi
  • Elena Maria Billig Mello
Rótulo Inovação, pedagógica, Currículo, Projeto, político-pedagógico, curso

Resumo

Este trabalho apresenta estudo acerca dos projetos político-pedagógicos de cursos (PPPC) presenciais na formação de professores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A pesquisa objetivou investigar as perspectivas de inovação pedagógica, no que se refere ao currículo, nos PPPCs das licenciaturas; complementado pelos seguintes objetivos específicos: (a) verificar perspectivas que fundamentam o currículo nos projetos político-pedagógicos de curso de formação de professores; (b) identificar princípios educativos no viés da inovação pedagógica que permeiam os cursos nos aspectos curriculares. A escolha do tema alicerça-se nos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI), do qual a pesquisadora faz parte desde 2018. Além disso, o fato da pesquisadora ser acadêmica de um curso para formação de professores na área de Ciências da Natureza despertou o interesse pela temática. A investigação está firmada em uma abordagem qualitativa e de estudo documental em dezoito PPPCs das licenciaturas como fonte para coleta de dados. Para a análise dos achados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Como referencial teórico-epistemológico fez-se a escolha por autores críticos no que se referem ao projeto político-pedagógico e à inovação na educação. Para o instrumento de coleta de dados, foi realizado um recorte, com foco na dimensão curricular, do Roteiro de levantamento de informações e análise de Projeto Pedagógico de Curso: elementos de inovação pedagógica, produzido pelo GRUPI. Verificando as perspectivas que fundamentam os currículos dos PPPCs analisados, percebe-se a congruência dos princípios pedagógicos voltados à articulação teoria/prática na formação docente, a fim de provocar a problematização das realidades e contribuir na construção humana dos licenciandos. Além disso, grande parte dos currículos evidenciam a interdisciplinaridade e a contextualização como princípios indissociáveis, tanto para a integração dos conteúdos como para a promoção de sentido aos conhecimentos. Ao finalizar esta pesquisa, pode-se destacar que doze (66,7%) currículos são permeados por elementos de inovação pedagógica; no entanto, em seis (33,3%) currículos, esses aspectos são incipientes, necessitando de iminente reconstrução. Agradecimentos: Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) - UNIPAMPA. Palavras-chave: Inovação pedagógica; Currículo; Projeto político-pedagógico de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
BIAVASCHI, A.; MARIA BILLIG MELLO, E. INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CURRÍCULO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.