PESQUISA DE SINAIS PARA TERMOS TECNICOS NO ENSINO DA ROBOTICA PARA SURDOS

  • Cássia Silva
  • Amélia Rota Borges de Bastos
Rótulo LIBRAS, SURDO, ROBÓTICA

Resumo

O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que buscou mapear a existência de Sinais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de termos relacionados ao ensino da robótica. O ensino da temática é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de pensamento de nível avançado e a resolução de problemas complexos; promove habilidades de convivência no mundo digital, criatividade, pensamento crítico e habilidades de colaboração. Para, além disso, o tema atrai os alunos para a temática da ciência e tecnologia. A importância do tema para o desenvolvimento intelectual dos estudantes impõe, no contexto das políticas de inclusão, acessibilidade. Para os estudantes surdos, isto se dá por meio do acesso a LIBRAS. Os dados foram coletados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir dos seguintes termos localizadores: LIBRAS e robótica; sinais no ensino de robótica e surdez. Robótica e surdez; ensino de robótica para alunos surdos. Tendo em vista a escassez de trabalhos na primeira base de coleta, foram utilizados termos localizadores específicos relacionados a robótica, adicionados aos termos: sinais e LIBRAS, como no exemplo: Arduino + LIBRAS; Arduino + sinal em LIBRAS. O recorte temporal da coleta dos dados partiu do ano de 2004, data de reconhecimento da LIBRAS como Língua da comunidade surda à 2020. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a produção acadêmica em torno do tema é mínima (quase inexistente), demandando novos estudos e a proposição de sinais sobre a robótica, de forma a favorecer o acesso aos alunos surdos a este importante campo epistêmico.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
SILVA, C.; ROTA BORGES DE BASTOS, A. PESQUISA DE SINAIS PARA TERMOS TECNICOS NO ENSINO DA ROBOTICA PARA SURDOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.