NÚMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTENÇÃO DOCENTE E LIVRO DIDÁTICO EM ARROIO GRANDE/ RS

  • Lutieli Botelho
  • João Carlos Pereira de Moraes
Rótulo Letramento, matemático, Conceito, número, Primeiro, Ano, Livro, didático

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental mais precisamente sobre o conceito de número. Para além do estudo conceitual, nota-se a necessidade de aproximações entre a perspectiva de trabalho pedagógico de docentes que atuam nesta etapa de ensino com as propostas didáticas trazidas nos livros didáticos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é comparar a perspectiva de uma (1) professora que atua no 1° ano do Ensino Fundamental na cidade de Arroio Grande/ RS sobre o conceito de número com a abordagem dado no livro didático de matemática utilizado sobre o assunto. O referencial teórico pauta-se em dois pontos complementares que se referem ao ensino da Matemática. Enquanto o primeiro elemento abordará o entrelaçamento de termos como: Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento, o segundo ponto objetiva suscitar apontamentos sobre o conceito de número. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso, considerando que as ideias da docente com as propostas trazidas no livro didático promovem uma amálgama capaz de pensar elementos do ensino de número no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como resultados, elencaram-se seis categorias da relação fala docente e livro didático: (a) caracterização do sujeito e os materiais utilizados na pesquisa; (b) Letramento e Alfabetização Matemática; (c) o conceito de número; (d) conhecimentos básicos e (e) a prática da docente aliada ao livro didático de matemática. Com a pesquisa, conclui-se que tanto docente como o livro didático apontam elementos da questão social do letramento matemático, porém não constituem processos focalizados sobre o assunto e sobre os desdobramentos na prática no ensino do conceito de número.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
BOTELHO, L.; CARLOS PEREIRA DE MORAES, J. NÚMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTENÇÃO DOCENTE E LIVRO DIDÁTICO EM ARROIO GRANDE/ RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.