SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Riviani Schopf
  • Amanda Machado Barbosa
  • Luciana Vargas Pedroso
  • Thiago Da Silva Sampaio
Rótulo Ideb, avaliação, escola, resultado, alunos

Resumo

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador da qualidade da educação básica, determinado com base nos dados sobre desempenho dos educandos por meio de dados concretos. É obtido nos índices de aprovação escolar demonstrado no censo realizado todos os anos e são utilizadas a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0, em uma escala de 0 a 10, até 2022. O objetivo do trabalho apresentado é fazer um levantamento parcial dos resultados apresentados do Ideb 2019 da cidade de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, e as instituições envolvidas no processo avaliativo. Considerando a importância do ensino fundamental de desenvolvimento de potencialidades e base de formação de todo cidadão verificamos que as metas não são iguais para todos, cada rede escolar tem as suas características, diferenciações regionais e características de desigualdade social nas escolas públicas. Uma breve análise dos resultados dos índices descritos e apresentados no portal do Governo Brasileiro permite aos gestores monitorar e planejar, com base na realidade apresentada, melhorias para alcançar as metas, pois permite conhecer os índices de rendimento em cada escola e com isso realizar as diferentes adequações a cada necessidade. De acordo com os dados fornecidos pelo site do Inep, na cidade de Uruguaiana, na rede estadual, apenas a 3ª série do ensino médio atingiu a meta estabelecida, com meta projetada de 3,3 e Ideb alcançado de 3,8 neste nível educativo. Os resultados apresentados a nível municipal foram 6,1 de meta projetada e 5,5 do Ideb observado na 4ª série/5º ano; na 8ª série/9º ano 5,4 de meta projetada e 4,4 do Ideb apresentado. Assim entendemos que a maioria das metas propostas não foram alcançadas e que alunos, professores, escolas, rede pública em diversos níveis são participantes desse processo avaliativo baseado em normas delimitadas em conta o impacto de cada indicador que compõe o aprendizado (em português e matemática) e o do fluxo (aprovação, reprovação e evasão). Devido a esses aspectos a serem considerados os processos de gestão, a nível local e municipal deverão ser revistos, para que as próximas metas, em 2022, possam ser atingidas conforme preconiza as demandas organizacionais.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
SCHOPF, R.; MACHADO BARBOSA, A.; VARGAS PEDROSO, L.; DA SILVA SAMPAIO, T. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.