INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA ABORDAGEM DE PROGRESSÕES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

  • Aline Meirelles
  • Sonia Maria Da Silva Junqueira
Rótulo Investigação, Matemática, Progressão, aritmética, geométrica, BNCC

Resumo

Este recorte apresenta uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA, campus Bagé. A motivação para a pesquisa se relaciona ao fato de a Matemática escolar ser desenvolvida mecanicamente por estudantes, que em sua maioria, memorizam e reproduzem fórmulas e algoritmos, sem compreender seus significados, geralmente com a intenção de obter sucesso em processos avaliativos, forma essa, ratificada por práticas docentes. Conteúdos como Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas são apresentados desvinculados de outros processos, como a generalização de padrões ou relação com funções, que poderiam favorecer o processo cognitivo e articulação com a realidade. A Investigação Matemática é uma alternativa para modificar esse sistema, pois possibilita aos estudantes a participação ativa no processo de produção do conhecimento com significado. Dito isso, o objetivo foi verificar se a forma como se apresenta o estudo das progressões em sequências didáticas de Ensino Médio, em livros didáticos, favorece a descoberta de relações e o estabelecimento de conjecturas em um processo de Investigação Matemática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental, considerando cinco livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação em 2018, através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Assim, por meio da análise de sequências didáticas que abordam o estudo das progressões, foram encontrados aspectos relacionados aos princípios da Investigação Matemática, e também relações com proposições presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. A análise apontou que os autores abordam as Progressões com contextualizações, através da História da Matemática, representações geométricas, relações com outros conteúdos e exemplos cotidianos. Apresentam a contextualização ou dedução de fórmulas, no entanto com a construção de uma linha de raciocínio, ao invés de apenas apresentá-las prontas, possibilitando a exploração de habilidades referentes a argumentar, justificar, conjecturar, confrontar soluções, verificar regularidades e refletir. De modo geral, os autores propõem o equilíbrio entre várias metodologias, inclusive a Investigação Matemática como forma de participação ativa dos estudantes. Ainda, os livros didáticos analisados são anteriores à BNCC, no entanto, apresentaram convergência direta com as competências e habilidades previstas no documento para serem desenvolvidas em progressões, o que permite inferir que a troca de livros didáticos para alinhamento à BNCC nesse aspecto não é fator preponderante para que propostas de investigação matemática sejam implementadas.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
MEIRELLES, A.; MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, S. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA ABORDAGEM DE PROGRESSÕES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.