UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DE ESCALA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Andreza Santos
  • Ângela Maria Hartmann
Rótulo Escala, Campo, Conceitual, Matemática

Resumo

O conceito de escala pode ser encontrado em diferentes áreas de conhecimento: na Geografia, Matemática, Cartografia, Engenharia, Arquitetura e outras. Neste sentido, considera-se importante o professor mostrar que seu estudo pode ter grande alcance ou aplicação, não só na Matemática, mas também em outros campos de conhecimento. Diante dessa possibilidade, o propósito deste trabalho é apresentar um estudo sobre o campo conceitual de escala no ensino da Matemática. Com o objetivo de conhecer os conceitos e conteúdos associados ao campo conceitual de escala, bem como ao de razão e proporção, por sua relação com o de escala, realizou-se um levantamento de trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), desde a sua primeira edição (1987) até a última (2019). Nesse levantamento, foram encontrados dezessete trabalhos sobre razão e proporção e seis sobre escala. Os trabalhos da categoria razão e proporção continham conteúdos relacionados a medidas e grandezas, geometria plana (área de figuras planas), razão, regra de três simples, proporcionalidade etc. Dentre os seis trabalhos, que se baseiam apenas no conceito de escala, dois enfatizaram o estudo de construções de plantas baixas e maquetes. Os outros três contemplaram um contexto interdisciplinar destacando a articulação e a aplicação da Matemática em outras áreas de conhecimento como a Geografia e a Arquitetura. O sexto trabalho realizou uma associação do conceito de escala a uma proposta de investigação de medidas de uma sala de aula, possibilitando aos alunos refletir sobre conceitos e linguagens matemáticas a partir da identificação de medidas de comprimento e área. Analisando esses trabalhos na perspectiva da teoria dos Campos Conceituais, identificamos os seguintes conceitos como formadores do campo conceitual de escala no ensino da matemática: área, perímetro, noções primitivas de geometria plana, semelhança (noção de ampliação e redução), sistemas de medidas de comprimento e proporcionalidade. A realização desta pesquisa mostrou que para aprender o significado e as aplicações do conceito de escala, no ensino da Matemática, é necessário a compreensão de vários outros, o que torna o domínio de determinado conceito algo complexo e que demanda longo período de tempo e retomadas constantes do mesmo em outras situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
SANTOS, A.; MARIA HARTMANN, ÂNGELA. UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DE ESCALA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.