DAP: DIAGNOSTIC ASSISTANCE PROCESS EM MELHORIA DE PROCESSO DE SOFTWARE

  • Naihara Amorim
  • Marina Otokovieski
  • João Pablo da Silva
  • Miguel Ecar
Rótulo Diagnóstico, Melhoria, Processo, Qualidade, Diagnostic, Assistance, Process

Resumo

Com a crescente demanda por softwares e o mercado se tornando cada vez mais competitivo, tornou-se necessário às empresas darem mais atenção a qualidade e consistência dos seus processos, a fim de reduzir problemas relacionados a prazos e custos, evitando retrabalho e garantindo a satisfação de seus clientes. Existem diversos métodos e modelos que visam garantir a Melhoria de Processo de Software (MPS) e, independente da abordagem adotada, é necessário verificar do estado atual do processo para que seja possível a identificação de pontos fortes e fracos. Essa verificação, uma das fases mais importantes do processo de melhoria, é denominada de Diagnóstico em MPS. Baseada nos objetivos de negócio, a fase de Diagnóstico realiza avaliações focadas no desempenho dos processos, tornando possível identificar, documentar e reportar seu estado, dentro da organização, à equipe de melhoria e permitindo com que seja possível planejar a evolução dos processos para atingir o estado futuro desejado. Através de uma Revisão Sistemática de Literatura, foi constatado que a fase de Diagnóstico não é executada de maneira sequenciada ou de acordo com um processo definido, independente do modelo ou tamanho da organização. Tendo isso em vista o Diagnostic Assistance Process (DAP), propõe um processo para realização de diagnóstico em MPS, visando auxiliar consultores com grau mínimo de experiência na área. Para o desenvolvimento do DAP, foi utilizada uma ferramenta de modelagem de processos baseada em Business Process Model and Notation (BPMN), derivada de uma das metodologias de modelagem de processo mais aceita e utilizada no mercado, a Business Process Management (BPM). Para avaliar o processo e validar sua eficácia, foi realizada uma entrevista com um especialista em MPS, onde o DAP demonstrou eficiência em otimizar e apoiar a realização de diagnósticos em MPS, oferecendo o suporte necessário para os consultores, respeitando as formas de trabalho adotadas na área, e assim, ter sucesso em atingir seus objetivos. O resultado da entrevista passou por um processo de análise que tornou possível corrigir os pontos fracos e levantar melhorias, que tornarão possível dar continuidade no projeto através de trabalhos futuros.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
AMORIM, N.; OTOKOVIESKI, M.; PABLO DA SILVA, J.; ECAR, M. DAP: DIAGNOSTIC ASSISTANCE PROCESS EM MELHORIA DE PROCESSO DE SOFTWARE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.