FEIRAONLINE: APLICATIVO PARA AUXILIAR NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Indra Santos
  • Katrini Silva Torres
  • Marcia Maria Lucchese
Rótulo Consumo, local, Dart, Flutter, Otimização

Resumo

Em 2020 a pandemia de COVID-19 assolou o Brasil, assim como diversos países. Espalhou-se rapidamente e, sem nenhum tratamento ou vacina conhecidos, forçou atitudes preventivas, como o isolamento social. A partir disso, as pessoas começaram a vivenciar uma nova experiência: trabalhar, participar de reuniões, ter aula e comprar a distância, cada um em sua casa. Empresas começaram a executar home office, lojas passaram a realizar suas vendas online, e mesmo os mercados passaram a disponibilizar a opção de compra via internet e entrega na porta dos clientes. Entretanto, os pequenos produtores - que antes vendiam seus produtos nas feiras de rua - não possuem os recursos para elaborar um site de e-commerce e começaram a vender por meio de um grupo comum, em um aplicativo de mensagem. Como o grupo é composto por compradores e vendedores, o sistema de vendas ficou pouco prático, pela quantidade de mensagens. O objetivo deste trabalho é construir um aplicativo que auxilie a comercialização das mercadorias de pequenos produtores rurais (variando entre produtos orgânicos até produções artesanais), visibilizando o comércio local, de uma forma inteiramente gratuita e intuitiva. O projeto fará uso do método Design Science Research, cujo objetivo é elaborar soluções ainda não existentes e para os quais podem haver múltiplas possibilidades de escolha. As seguintes etapas foram previstas para a metodologia do trabalho: revisão sistemática da literatura, definição dos requisitos e casos de uso, levantamento das ferramentas e linguagens de programação para construção da aplicação, escolha das ferramentas, prototipagem, documentação e desenvolvimento do aplicativo, testes unitários, testes de integração, teste de produção, coleta de avaliação dos usuários, análise e descrição de resultados obtidos e solicitação de registro de software/patente. Os requisitos foram definidos e após análise de diversas ferramentas, optou-se por utilizar o framework Flutter, da Google, com a linguagem de programação Dart. A escolha deu-se por ser uma ferramenta open source, com consistente avanço no mercado, documentação vasta, fácil desenvolvimento e cross-plataform. Para codificação, foi utilizada a IDE Visual Studio Code, que compõe todos os plugins necessários para o desenvolvimento de software em Dart e outros adicionais para maior fluidez. A prototipagem foi realizada com a ferramenta de design Figma, e a etapa do projeto realizada atualmente é de construção do aplicativo, começando pelas telas de cada usuário. Optou-se por produzir dois aplicativos (um para o produtor e um para o cliente) que interagem e comunicam entre si por meio de um banco de dados armazenado na nuvem. Como trabalhos futuros, o software deverá usar algoritmos de otimização para prover a melhor compra para o usuário, dados os critérios por ele apresentados. O projeto está avançando e atingindo os objetivos esperados, dentro do cronograma estabelecido.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
SANTOS, I.; SILVA TORRES, K.; MARIA LUCCHESE, M. FEIRAONLINE: APLICATIVO PARA AUXILIAR NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.