APLICATIVO DE CONEXÃO ENTRE USUÁRIOS, TÉCNICOS E GESTORES DE ISPS PARA SUPORTAR ENXURRADAS DE DEMANDAS.

  • Vagner Quincozes
  • Rafael Barboza Torres
  • Rodrigo Brandão Mansilha
  • Diego Kreutz
Rótulo Aplicativo, para, Celular, Atendimento, ISP

Resumo

A chamada Internet of Things (IoT), composta por objetos inteligentes (p. ex.: telefones móveis, câmeras, dispositivos vestíveis e, recentemente, implantáveis) que podem cooperar em rede para oferecer serviços avançados nas mais diversas áreas (indústria, comércio, médica, educação, vigilância, etc.) e alimentar sistemas de Inteligência Artificial (IA) vem sendo expandida rapidamente. Essa expansão tem aumentado a dependabilidade de pessoas e organizações por conexão à Internet, viabilizada pelos chamados Internet Service Providers (ISP). Diante da expansão das suas redes clientes, as ISPs, particularmente as ditas regionais (isto é, de pequeno porte) podem não conseguir atender adequadamente a demanda por suporte técnico. De fato, esse gargalo tem sido explorado em ataques massivos programados para horários críticos, como finais de semana, quando a relação entre o número de usuários e a capacidade de atendimento das ISP regionais tende a ser (ainda mais) desfavorável, gerando o fenômeno de enxurrada de demandas por atendimento técnico. Nesse contexto, destacamos dois desafios principais: (a) distribuição de atendimento entre técnicos, e (b) autenticação segura e rápida entre as entidades envolvidas (isto é, clientes, técnicos e gestores). Propomos um aplicativo para distribuição ágil das demandas por atendimento dos clientes entre técnicos homologados previamente cadastrados. Utilizando o aplicativo, o cliente pode solicitar atendimento e, posteriormente, identificar e autenticar o técnico (terceirizado ou não) delegado pelo gestor da ISP para o seu atendimento. O técnico recebe solicitações de atendimento e, caso aceite, pode identificar e autenticar o cliente demandante. O gestor da ISP pode distribuir e acompanhar atendimentos de maneira ágil. No desenvolvimento do projeto, estamos aplicando metodologias da Engenharia de Software, incluindo definição de casos de uso e esboço prototípico de aplicativo, para citar alguns exemplos. Como trabalhos em andamento, estamos validando o conceito com uma ISP regional e implementando uma versão inicial do aplicativo para empregá-la ao contexto de uma ISP regional e avaliar requisitos de usabilidade e segurança. Como trabalhos futuros, pensa-se em dispor uma plataforma compartilhada entre ISPs para gestão de técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
QUINCOZES, V.; BARBOZA TORRES, R.; BRANDÃO MANSILHA, R.; KREUTZ, D. APLICATIVO DE CONEXÃO ENTRE USUÁRIOS, TÉCNICOS E GESTORES DE ISPS PARA SUPORTAR ENXURRADAS DE DEMANDAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.