SITUAÇÃO DE ESTUDO PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DESSA FERRAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

  • Sarah Campos
  • Fernando Junges
Rótulo Situação, Estudo, Ensino, Química, Experimentação

Resumo

A proposta de pesquisa formulada, tem o intuito de propor novas formas de desenvolver conceitos químicos relacionados ao Cálculo Estequiométrico, de modo a ampliar seu contexto de contextualização. Para tanto será utilizada uma Situação de Estudo para abordar o tema, baseada na correlação do meio sócio-cultural em que os estudantes estão introduzidos aos conceitos químicos relacionados. Justificando-se a partir da perspectiva de que ao se apresentar uma situação que se aplique a vida rotineira dos estudantes, propondo ações e interações reais e reproduzíveis, proporciona-se ao aluno uma construção de significação em torno dos conceitos que se relacionam a vida. A fundamentação teórica se fundamentará nos princípios de mediação proposto por Vygotsky, que sustenta a utilização de Situações de Estudo perante o ensino de Ciências; valorizando a importância da integração dos processos históricos-culturais no processo de mediação de novos conceitos. O objetivo geral da proposta será construir uma sequência didática a partir de uma Situação de Estudo que possibilite o desenvolvimento do Cálculo Estequiométrico. A metodologia a ser utilizada propõe uma abordagem qualitativa, dividida em dois momentos: elaboração e aplicação da sequência didática e análise dos dados. A primeira etapa será divida em avaliação inicial, elaboração e aplicação da SD e avaliação dos dados.Enquanto que a segunda etapa será realizada a partir da análise de conteúdo de Bardin, dividida em três etapas principais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Pretende-se desenvolver a pesquisa em uma escola da zona urbana da cidade de Bagé-RS, durante o 1° semestre letivo de 2021. Como resultado obtido até o seguinte momento de desenvolvimento da pesquisa, apresenta-se um levantamento bibliográfico, a partir de um recorte temporal de 2000 - 2018, sendo encontrados 57 trabalhos que abordam Situações de Estudo no Ensino de Ciências, deste número apenas 13 foram encontrados na forma de artigos publicados nos seguintes periódicos: Revista Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Revista Investigações em Ensino de Ciências, Revista Ciência & Educação, Alexandria Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências e Revista Contexto & Educação. Dentre os artigos selecionadas destaca-se a presença de um caráter inovador em termos de reconfiguração curricular que abrange todos os trabalhos. Concluindo, que a utilização da metodologia a partir da aplicação dessa proposta espera-se observar indícios de aprendizagem significativa do conteúdo desenvolvido e proporcionar uma participação mais ativa e produtiva dos alunos na construção do seu conhecimento a partir metodologia utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
CAMPOS, S.; JUNGES, F. SITUAÇÃO DE ESTUDO PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DESSA FERRAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.