CONTEÚDOS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DAS MAIORES DIFICULDADES PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM ESCOLAS PÚBLICAS DE DOM PEDRITO

  • Frederico dos Anjos
  • Ana Carolina Gomes Miranda
Rótulo Ensino, Química, Formação, professores, aprendizagem

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa que busca investigar e caracterizar os conteúdos da Química que apresentam maiores dificuldades, tanto em relação ao ensino por parte dos docentes, quanto à aprendizagem dos alunos. A pesquisa teve por objetivo desenvolver essa caracterização com o intuito de promover atividades de formação continuada para docentes, bem como, uma base para a elaboração de estratégia pedagógica que possa diminuir ao máximo ou até, na melhor das hipóteses, sanar essas dificuldades enfrentadas por professores e estudantes. A metodologia de coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários diagnóstico, a 24 professores de Química de 8 escolas públicas de Dom Pedrito, onde eles respondiam as seguintes perguntas: Quais conteúdos relacionados à química sente maior dificuldade ao ministrar suas aulas? e Quais conteúdos relacionados à química percebe maior dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos? A análise de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, onde o critério para enumeração utilizado foi o da coocorrência (levou-se em conta a quantidade de vezes que a resposta que cada unidade de registro se repetiu nas duas abordagens de dificuldades apresentadas nos questionários). Quanto às dificuldades enfrentadas no ensino, os principais resultados foram os seguintes: Tabela Periódica 15%, Reações Químicas, Físico-Química, Conceitos de Átomos e Moléculas e Funções Inorgânicas 11% cada um. Já em relação à aprendizagem obteve-se: Cálculo Estequiométrico 20%, Reações Químicas 17%, Tabela Periódica e Reações Químicas 10% cada. Conforme critério adotado para a análise, estudando esses dados foi possível perceber pontos de intersecção, ou seja, conteúdos que foram mencionados como de difícil ensino por parte dos docentes e de difícil aprendizagem pelos alunos. Os conteúdos que estão entre os mais citados, simultaneamente, nas duas categorias são: Tabela Periódica e Reações Químicas. Com base nos resultados obtidos fica evidenciada a deficiência de professores e alunos em relação aos conteúdos citados anteriormente e mostra um caminho a ser trilhado quando se trata de formação continuada de docentes que ministram aulas de Química na rede pública de ensino da cidade de Dom Pedrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DOS ANJOS, F.; CAROLINA GOMES MIRANDA, A. CONTEÚDOS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DAS MAIORES DIFICULDADES PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM ESCOLAS PÚBLICAS DE DOM PEDRITO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.