USO DE TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

  • Bruna da Silva
  • Mariana Henrich Cazuni
  • Maria Eduarda Perroni Nery
  • Rodrigo De Souza Balk
  • Andressa da Silveira
Rótulo TECNOLOGIAS, CRIANÇAS, E, ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO, CUIDADO

Resumo

O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, inclusive de crianças e adolescentes. Quando pensamos em como passar informações em saúde para crianças e adolescentes é importante utilizar as tecnologias, adequando o conteúdo à sua faixa etária. O profissional de saúde é visto também como um educador, e assim deve investir em práticas e metodologias pedagógicas, que permitam o usuário a fazer questionamentos sobre sua saúde e assim sanar suas dúvidas. Objetivo: descrever a avaliação do uso de tecnologias para a educação e cuidado de crianças e adolescentes na perspectiva de universitários. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob nº do parecer 4.114.313 e CAAE 86186518.5.0000.5346. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Devido à covid-19, as coletas que seriam de forma presencial, passaram a ser coletadas de forma online, pela plataforma Google Meet, por meio de entrevistas individuais com três questões abertas, relacionadas ao uso das tecnologias para as práticas de educação em saúde, o que você entende por tecnologias em mídias digitais? Para você o que é cuidado de crianças e adolescentes? O que você pensa sobre a utilização de mídias digitais como estratégia para educação em saúde e cuidado de crianças e adolescentes? Foram incluídos na pesquisa, dezesseis universitários, oito da Unipampa campus Uruguaiana e oito da UFSM campus Palmeira das Missões, dos cursos da área da saúde sendo maiores de 18 anos. Resultados: A utilização das tecnologias tem sido uma grande aliada para transmitir o conhecimento em saúde, sendo fortalecida após pandemia instaurada pelo COVID-19. Para melhor discussão dos resultados, os mesmo foram divididos em: Uso de tecnologias para a educação em tempos de pandemia e Uso de tecnologias digitais para crianças e adolescentes. Para os estudantes entrevistados, o uso de tecnologias para a educação em saúde pode ser uma excelente aliada, inclusive, diante da impossibilidade de contato presencial. Outro fato elencado é a facilidade de acesso da população, a estratégia de circular informações de forma rápida e o uso das mídias digitais em grande escala. Em relação ao uso das tecnologias por crianças e adolescentes os estudantes relatam que o uso de tecnologias digitais está cada dia mais acessível para a população, sobretudo em crianças e adolescentes. Na perspectiva dos estudantes, as tecnologias digitais para crianças estão cada vez mais presentes e pode ser um excelente recurso para a manutenção do vínculo durante a pandemia. Conclusão: A partir dos resultados, foi possível evidenciar que as tecnologias são ferramentas fundamentais para a educação, pois proporciona novas alternativas de aprendizagem, estratégias para melhorar o processo educacional e, também, para cuidado de crianças e adolescentes. Ademais, é uma estratégia cada vez mais aderida entre as novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DA SILVA, B.; HENRICH CAZUNI, M.; EDUARDA PERRONI NERY, M.; DE SOUZA BALK, R.; DA SILVEIRA, A. USO DE TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO E CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.