A DIVULGAÇÃO DE ESPORTES FEMININOS EM MÍDIAS DIGITAIS GAÚCHAS

  • Humberto Hajar
  • José Rubens de Oliveira Scot
  • Thays Petzinger dos Santos
  • Fernanda Stein
Rótulo Esporte, feminino, Mídia, massa, Jornal

Resumo

A mídia é uma ferramenta muito importante para divulgação de informações, notícias e conteúdos. Com a ascensão dos esportes femininos e a busca de espaço das mulheres no mundo esportivo, o papel da mídia de disseminar essa ideia é essencial para maior contato da população com o tema. Atualmente, a mídia online é umas das mais utilizadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar as reportagens sobre o tema esporte feminino publicadas em uma mídia de massa do estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizou-se a busca em uma mídia digital jornalística do estado do Rio Grande do Sul, com o item de busca esporte feminino na categoria/sessão Esporte. Foram analisadas as reportagens desde 01/01/2019 até 28/09/2020. Através dessa busca mapeamos e filtramos notícias sobre o tema em questão, fazendo assim um levantamento de dados sobre a mídia e esporte feminino, considerando o título da notícia. Quando o título não explicitava o tema, a leitura da notícia tornava-se necessária para esclarecer sobre o que se tratava o conteúdo da mesma. A pesquisa foi realizada no site do jornal Correio Do Povo. Através do termo de busca esporte feminino, foram encontradas 77 reportagens. Destas, 57 realmente travava sobre o tema esportes femininos. Das reportagens que abordam o assunto, cerca de 61,4% tem como assunto principal Futebol; 12,2% sobre a Pandemia; Vôlei apareceu com 7%, Handebol e Atletismo com 5,2%; Vôlei de Praia com 3,5%, Natação, Hipismo e Jogos Pan-americanos com 1,7%. A partir deste estudo nota-se que o futebol é o principal esporte abordado pela mídia tanto no esporte masculino como no feminino. Portanto, pode-se ressaltar que a visibilidade do esporte feminino ainda é pequena, restringindo-se, na maioria das vezes, na modalidade de futebol. Faz-se imprescindível a divulgação de diferentes modalidades em que existe hoje mulheres atletas inseridas não apenas por meio de transmissão de eventos, mas também na sua divulgação em mídias de massa, que vem a ser um fator relevante para a sua valorização dentro do cenário esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
HAJAR, H.; RUBENS DE OLIVEIRA SCOT, J.; PETZINGER DOS SANTOS, T.; STEIN, F. A DIVULGAÇÃO DE ESPORTES FEMININOS EM MÍDIAS DIGITAIS GAÚCHAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.