EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CARACTERIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E ESPAÇOS FÍSICOS DAS AULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Fabiola de Oliveira
  • Thais de Lima dos Santos
  • Phillip Vilanova Ilha
  • Fernanda Stein
Rótulo Educação, Física, Ensino, Médio, Conteúdos, Espaços, Físicos

Resumo

A Educação Física como disciplina pertencente à educação básica, na etapa do Ensino Médio, requer um planejamento das aulas, considerando os conteúdos à serem abordados e o ambiente em qual estes conteúdos irão ser desenvolvidos. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo de identificar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e apresentar os espaços físicos disponíveis para o desenvolvimento das aulas. A amostra constituiu-se de 239 escolas de Ensino Médio da rede estadual do RS, representadas por professores de Educação Física e gestores escolares. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário online, composto 02 questões abertas e fechadas, que versavam sobre os conteúdos e espaços físicos utilizados para as aulas no ensino médio. O mesmo foi submetido diretamente para as escolas através de link do Google Forms. A recolha dos dados deu-se no ano de 2019, portanto, antes do isolamento social. Para análise das questões abertas do questionário utilizou-se a análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) e para a análise das questões fechadas utilizou-se a estatística descritiva (frequências e percentuais). Os resultados obtidos apontam que a prevalência dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física foram os seguintes: esportes coletivos (99,3%); conteúdos teóricos (73,5%); brincadeiras e jogos (40,8%); ginástica (23,1%); dança (14,3%); atletismo (10,9%); lutas (6,8%); esportes de raquetes (6,8%); jogos de tabuleiro (3,4%); esportes de aventura (1,4%); rugby, jogos eletrônico e esportes adaptados (0,7%). Relativamente sobre os espaços físicos, as escolas demonstraram as seguintes disponibilidades: quadra esportiva (65,1%), ginásio esportivo (39,7%), sala de aula (32,3%), pátio (19,0%), campo (12,1%), espaço externo à escola (11,6%), saguão (4,7%) e área para atletismo (3,4%). Por fim, é possível constatar que o conteúdo referente aos esportes coletivos era hegemônico e o espaço físico mais utilizado para o desenvolvimento dos conteúdos foi a quadra esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DE OLIVEIRA, F.; DE LIMA DOS SANTOS, T.; VILANOVA ILHA, P.; STEIN, F. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CARACTERIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E ESPAÇOS FÍSICOS DAS AULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.