FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: COMO OCORRE O ENSINO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PREVISTOS NA BASE

  • Carlos da Silva
  • Caroline Vargas Peres
  • Juliana Borges Medina
  • Susane Graup Do Rego
Rótulo Formação, Pedagogia, Educação, Física, Base, Nacional, Comum, Curricular

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento resultante da construção coletiva de políticas públicas e apresenta de forma sistemática os temas a serem abordados em cada nível de ensino, salientando que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nesse sentido, os conteúdos da Educação Física, principalmente, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, vêm sendo trabalhados tanto por professores de Educação Física quanto por pedagogos, dependendo do Estado e do tipo de Escola. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura foram instituídas pela Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006, estabelecendo o exercício da docência na Educação Infantil (0 a 5 anos) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos). O Art. 5º desse documento destaca que o egresso do Curso de Pedagogia deve estar apto para atuar em diferentes disciplinas, dentre elas a Educação Física. Diante dessas informações, o objetivo desse estudo foi investigar como se apresentam os conteúdos da Educação Física na formação inicial do licenciado em Pedagogia e de que forma eles contemplam os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como fonte para coleta dos dados o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia - Licenciatura oferecido pela Universidade Federal do Pampa, utilizando-se a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo para a interpretação e categorização dos dados, em setembro de 2020. Em relação ao projeto, o mesmo possui a carga horária total do curso de 3.220 horas, atingindo o previsto nas diretrizes (mínimo de 3200 horas). A disciplina Ensinar e Aprender Educação Física foi a única que atendeu ao objetivo do estudo, a qual possui 60 horas de trabalho acadêmico, correspondendo a 1,9% da carga horária total do curso. Analisando a ementa da disciplina, a mesma contempla o ensino das habilidades motoras fundamentais e especializadas, dos jogos, dos esportes e das atividades rítmicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e o objetivo dela é contextualizar o papel do pedagogo na elaboração, aplicação e avaliação de atividades físicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular apresenta na Educação Infantil o item Corpo, gestos e movimentos e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental os conteúdos: Brincadeiras e jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; e Lutas. Com base nesses dados é possível concluir que o referido projeto demonstrou fragilidades na formação do Pedagogo em relação aos conteúdos da Educação Física, sendo que seus conteúdos e suas referências se apresentam de forma genérica, não preparando satisfatoriamente o pedagogo para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento das crianças, ainda mais considerando a faixa etária das mesmas, que se constitui de períodos ótimos de estimulação motora.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
DA SILVA, C.; VARGAS PERES, C.; BORGES MEDINA, J.; GRAUP DO REGO, S. FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: COMO OCORRE O ENSINO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PREVISTOS NA BASE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.