ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

  • Teilor Koscrevic
  • Teilor Carvalho Koscrevic
  • Thiago Britto Rodrigues
  • Gianfrancis Dias Ugalde
  • Joseane Salau Ferraz
  • Carlos Benhur Kasper
Rótulo Espécies, Biologia, Ciências, Educação

Resumo

O ensino da Evolução Biológica é fundamental no campo das Ciências, especialmente por gerar uma visão integrada dos conhecimentos acerca da biodiversidade e da história da vida na Terra. Assim, o estudo da Evolução torna possível a compreensão de ligações de parentesco entre as espécies, pois, possibilita o entendimento de inúmeras transformações que ocorrem com o passar do tempo, sendo o eixo central nos demais estudos da Biologia. No entanto, quando se aborda esse assunto nas escolas, verifica-se uma série de empecilhos, como: falta de preparo dos professores acerca da questão; abordagens superficiais do tema em livros; divergências religiosas e a ideia de que a Evolução é só mais um tema a ser trabalhado e não um eixo fundamental. Desta forma, o nosso objetivo foi avaliar o grau de (des)conhecimento acerca do entendimento dos processos envolvidos na evolução biológica, de 23 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio em uma escola pública no município de São Gabriel/RS. As questões foram elaboradas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal do Pampa, sendo questões de múltipla escolha, e após analisadas, as respostas foram convertidas em porcentagem. Tendo em vista a extensão dos questionários, selecionamos algumas questões para discussão e análise do assunto. Na questão referente ao surgimento dos seres humanos, 70% dos alunos responderam corretamente que o ser humano é como qualquer outro animal e que seu surgimento pode ser explicado pela evolução; 25% apontaram que a evolução não explica o surgimento do ser humano e 5% apontaram que os humanos são diferentes dos outros animais e são feitos por Deus. Aprofundando a temática, falando um pouco sobre bactérias e vírus que causam doenças em seres humanos, evoluem, adquirindo resistência a medicamentos quando consumidos de forma errada. Desse modo, foi questionado aos alunos o que causa a gripe. Cerca de 40% dos alunos responderam erroneamente que a gripe é causada pelo frio e vento, principalmente se as pessoas estiverem molhadas ou mal agasalhadas. Apenas 55% responderam acertadamente que a gripe é resultante de um vírus. Portanto, pode-se inferir que quase a metade desconhece um assunto básico que é apresentado em livros didáticos. Através destes questionários foi possível correlacionar à qualidade de ensino/aprendizagem e a percepção dos alunos em relação à Evolução na matriz curricular de biologia. Embora aqui seja relatada uma pequena parcela de dados, fica perceptível, de acordo com os resultados preliminares analisados no presente estudo, que estes alunos ainda estão aquém do nível de aprendizagem esperado. Nota-se que ¼ das respostas não apontam a evolução como explicação ao surgimento do homem, o que pode estar relacionado com a falta de importância dada ao assunto em aula ou a maneira como é abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
KOSCREVIC, T.; CARVALHO KOSCREVIC, T.; BRITTO RODRIGUES, T.; DIAS UGALDE, G.; SALAU FERRAZ, J.; BENHUR KASPER, C. ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.