BIOMONITORAMENTO COMO ATIVIDADE LÚDICA E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE OS MACROINVERTEBRADOS PODEM NOS ENSINAR?

  • Andriélli de Carvalho
  • Luis Roberval Bortoluzzi Castro
  • Robson Luiz Puntel
  • Edward Frederico Castro Pessano
Rótulo Investigação, Ensino, ciências, Lúdica, Macroinvertebrados

Resumo

A investigação no Ensino de Ciências é um pressuposto para o desenvolvimento de habilidade e competências. O estudo teve por objetivo aplicar atividades práticas de investigação com estudantes do 8 ano do ensino fundamental de uma escola pública através de ações de biomonitoramento de macroinvertebrados aquáticos. A metodologia foi dividida em três momentos, o primeiro os estudantes responderam um questionário pré avaliativo sobre a temática Macroinvertebrados e biomonitoramento, após a aplicação do questionário no segundo momento realizaram uma saída de campo ao Arroio Imbaá, afluente do Rio Uruguai no município de Uruguaiana, no local realizaram a coleta de macroinvertebrados aquáticos e aplicaram o protocolo de avaliação para jovens pesquisadores. No terceiro momento foi reaplicado o questionário inicial para comparar as respostas. Verificou-se pelas respostas que alguns grupos de macroinvertebrados chamaram mais atenção dos estudantes, os Anelídeos e os Crustáceos, as respostas sobre o que é biomonitoramento enfatizaram que seria estudar um local por isso é possível inferir que as atividades lúdicas e de investigação no ensino de ciências são fundamentais e que as temática biomonitoramento e macroinvertebrados possuem potencial para trabalhar as habilidade e competências estabelecidas pela BNCC, promover ações de conscientização e estimular o ensino de zoologia, pois conhecer a biodiversidade local é fundamental nas questões de preservação e formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DE CARVALHO, A.; ROBERVAL BORTOLUZZI CASTRO, L.; LUIZ PUNTEL, R.; FREDERICO CASTRO PESSANO, E. BIOMONITORAMENTO COMO ATIVIDADE LÚDICA E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE OS MACROINVERTEBRADOS PODEM NOS ENSINAR?. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.