O IMPACTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS SEUS INTEGRANTES

  • Jose Andrade
  • Thais Ribeiro da Silva
  • Fernanda Lucero Rodrigues
  • Diovana Guedes Saldanha
  • Guilherme Fernandes Pinto
  • Jose Acelio Silveira Da Fontoura Junior
Rótulo Médias, PET, Agronegócio, Rendimento

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa criado pelo Governo Federal Brasileiro. O programa surgiu em 1979 por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o nome de Programa Especial de Treinamento. Os integrantes dos grupos PET são chamados petianos e uma de suas obrigações é manter rendimento acadêmico nos componentes curriculares igual ou superior a média mínima para aprovação de sua Instituição Federal (IF). E os petianos devem ser exemplos aos demais discentes, para isso devem buscar a excelência acadêmica. O objetivo deste trabalho foi analisar se as médias dos discentes após a entrada no PET Agronegócio são maiores que as médias anteriores a entrada no grupo. Foi realizado um estudo, com os discentes da instituição Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito - RS, sendo os mesmos integrantes do grupo PET - Agronegócio, a amostra contou com a participação de 16 estudantes petianos, e iniciou-se no mês de Abril de 2020. Para a realização da presente pesquisa, ocorreu uma averiguação do desempenho acadêmico dos petianos, através da comparação das médias curriculares, estas obtidas por meio do histórico escolar, onde constam todas as disciplinas cursadas pelo estudante ao longo da sua trajetória acadêmica, antes e depois da entrada no grupo PET - Agronegócio. Os discentes que ingressaram no grupo PET Agronegócio, apresentaram uma melhora no seu desempenho acadêmico, elevando suas médias. No que se refere ao grupo em sua totalidade, 93,75% tiveram desempenho positivo e apenas 6,25% não apresentou mudança significativa na média de notas. Assim, através dos resultados obtidos com a pesquisa, fica nítido que as ações promovidas pelo grupo PET Conexões Agronegócio, impactam positivamente na formação acadêmica, pois instrumentalizam e informam os petianos sobre temas relevantes ao Agronegócio, além de fortalecer a cultura da responsabilidade e compromisso, pois sua bolsa e/ou sua permanências no programa, estão atreladas ao seu desempenho acadêmico. Tendo em vista busca por excelência acadêmica e o estímulo o desenvolvimento da interdisciplinaridade proposta pelo Programa de Educação Tutorial, o presente estudo demonstrou que quase a totalidade dos discentes obtiveram impacto positivo na sua experiência acadêmica e melhora no desempenho acadêmico após sua entrada ao Programa de Educação Tutorial, PET Agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
ANDRADE, J.; RIBEIRO DA SILVA, T.; LUCERO RODRIGUES, F.; GUEDES SALDANHA, D.; FERNANDES PINTO, G.; ACELIO SILVEIRA DA FONTOURA JUNIOR, J. O IMPACTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS SEUS INTEGRANTES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.