IMPACTOS DA PANDEMIA NO AGRONEGÓCIO

  • Ana Silva
  • Ana Paula Belmiro Da Silva
  • Gabriella Texeira de Oliveira
  • Mirela Chagas Perez
  • Caroline Ferreira Mainardi
Rótulo Covid-19, Limitações, Agronegócio, Produtores, Hortaliças

Resumo

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE RURAL PRODUTORA DE VERDURAS E HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO/RS Ana Paula Belmiro Da Silva, discente de graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Gabriella Texeira de Oliveira, discente de graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Mirela Chagas Perez, discente de graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Caroline Ferreira Mainardi, docente, Universidade Federal do Pampa e-mail primeiro autor- anabelmiro.aluno@unipampa.edu.br O cenário atual que estamos vivendo em 2020 ficará marcado na história mundial. No final de 2019 no decorrer de 2020 a população foi surpreendida pelo vírus Covid-19 que até meados de setembro/2020 não possui vacina regulamentada para proteção da população. Muitas mudanças para o comércio ocorreram, podendo citar o fechamento de alguns estabelecimentos por determinação do governo, maior controle com a higiene nos ambientes, controle de acesso de pessoas, determinação do governo pela limitação de pessoas dependendo do segmento do comércio. Estas mudanças perpetuarão para os próximos anos? Quais estratégias estão sendo adotadas pelos comerciantes de hortaliças? Qual a visão do consumidor frente a este cenário? Várias hipóteses de alterações de comportamento podem ser levantadas, portanto, partimos do ponto desta situação problemática empírica e a partir desta questão pretendemos identificar as alterações desta cadeia, para então, mapear este segmento, para a identificação destas mudanças utilizamos a teoria de Vigotski. Assim sendo, foi realizado levantamento para compreender se a produção de hortaliças de uma propriedade rural do município de Dom Pedrito/RS foi afetada com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Percebeu-se ao final do estudo que com o surgimento da pandemia o produtor buscou novas alternativas, inclusive cadastrando-se em um aplicativo para a venda dos produtos produzidos em sua propriedade. Conclui-se que a necessidade de mudanças para a sobrevivência dos mercados de pequenos produtores surgiu com a pandemia, deste modo poderiam ter realizado este avanço ser ter sido forçado em virtude do afastamento social. Finalizando, entende-se que é crescente o uso cada vez maior de aplicativos, ferramentas de interação e comunicação e que hábitos de higiene e limpeza são fundamentais para todo e qualquer empreendimento que trabalhe, produza e atue com alimentação. Agradecimentos: agradecer aqui as instituições que fornecem o trabalho: PROEXT, UNIPAMPA. Palavras-chave: Covid-19; Limitações; Agronegócio;

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
SILVA, A.; PAULA BELMIRO DA SILVA, A.; TEXEIRA DE OLIVEIRA, G.; CHAGAS PEREZ, M.; FERREIRA MAINARDI, C. IMPACTOS DA PANDEMIA NO AGRONEGÓCIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.