UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PET AGRONEGÓCIO: AVALIANDO A INSERÇÃO PROFISSIONAL E INFLUÊNCIA DO PROGRAMA

  • Leandro Braga
  • Kelvin de Souza Gutebier
  • Frederico Guerra Cassanta
  • Bárbara Mendes
  • Dyessica Santos
  • José Acélio Silveira Fontoura Júnior
Rótulo Educação, Tutorial, Egresso, Agronegócio

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo promover uma formação ampla e de qualidade aos estudantes de graduação, que desenvolvem diversas atividades extracurriculares orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão sob a tutoria de um professor. A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos egressos do PET Conexões Agronegócio dos cursos de zootecnia, enologia e tecnologia em agronegócio da Unipampa. Trata-se de um estudo descritivo, qualiquantitativo. Com a proposta de avaliar a atual situação dos egressos, frente ao mercado de trabalho ou programas de pós-graduação, foi desenvolvido um questionário online na plataforma Google Formulários, dividido em duas seções. A primeira sessão contou com questionamentos sobre a posição atual do egresso no mercado de trabalho. Na segunda seção foi questionado sobre a relevância do programa e do PET Agronegócio na vida dos egressos. O questionário foi disponibilizado virtualmente aos egressos para que os mesmos respondessem, ao total foram recebidas 37 (trinta e sete) respostas. Após recebidas todas as respostas dos egressos, os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas para melhor manipulação e então realizadas as análises exploratórias no ambiente R (R Core Team, 2018). Os resultados demonstraram que 21 egressos concluíram o mestrado, 16 concluíram especialização, 18 estão realizando uma pós graduação e 17 respondentes estão trabalhando na área. Os resultados demonstram que os egressos do PET estão ativamente no mercado de trabalho, então retornando à sociedade aquilo que lhes foi investido. Quando perguntados se voltariam a integrar um grupo PET novamente se tivessem oportunidade de fazer outra graduação, 56,8% responderam com nota máxima. O que demonstra que a maioria dos petianos se identificou com a filosofia do programa e se adequou às exigências e atividades do programa. O PET Agronegócio não só contribuiu para o enriquecimento do currículo, mas também para a formação profissional, preparando o aluno para o mercado de trabalho e para o seguimento da formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
BRAGA, L.; DE SOUZA GUTEBIER, K.; GUERRA CASSANTA, F.; MENDES, B.; SANTOS, D.; ACÉLIO SILVEIRA FONTOURA JÚNIOR, J. UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PET AGRONEGÓCIO: AVALIANDO A INSERÇÃO PROFISSIONAL E INFLUÊNCIA DO PROGRAMA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.