ANALISE DOS COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS COMERCIALIZADOS POR DUAS EMPRESAS

  • Ana Charlier
  • Ana Julia Teixeira Senna Sarmento Barata
Rótulo Produto, Sustentável, Gestão, Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A preocupação com a preservação ambiental, atualmente, ganhou importância nas esferas econômica, política e social da sociedade. Isso porque a contaminação do ar, da água e dos solos e a diminuição da biodiversidade têm ameaçado a manutenção dos ecossistemas. Por isso, cada vez mais, as empresas estão adotando uma postura consciente e estão reavaliando as atividades e investindo em conhecimento e tecnologia visando o crescimento e a sustentabilidade. O composto de marketing (4Ps) é uma ferramenta que serve para melhoria e qualidade da distribuição dos produtos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar o composto de marketing ambiental de duas empresas do setor de cosméticos sustentáveis que atuam no mercado brasileiro. Inicialmente, elaborou-se uma revisão bibliográfica sobre cosméticos sustentáveis e o composto de marketing ambiental. Para a obtenção dos resultados, foram utilizados dados secundários de empresas e, em razão do sigilo, foram denominadas Empresa A e Empresa B. Os dados secundários foram obtidos dos sites e de relatórios de sustentabilidade das empresas. Segundo Malhotra (2001) os dados secundários são de fácil acesso, pouco dispendiosos e de obtenção rápida. Analisando-se os resultados, constatou-se que a empresa A atua desde 2019 no Brasil, possui somente uma linha de produtos para cabelos e corpo e divulga seus produtos para os consumidores nas redes sociais, principalmente, Facebook, Instagram e Youtube e possui dois sites, sendo um para venda e outro apenas para divulgação dos produtos e da empresa. Por outro lado, a empresa B atua a mais de 50 anos no mercado e possui linhas de produtos para cuidados diários, perfumaria, maquiagem, cabelo, barba, infantil, presentes, promoções. A empresa B atua também em outros segmentos, tais como materiais escolares, presentes, dentre outros. Quanto aos tipos de promoção, a empresa B adota as seguintes estratégias: promoções, leve mais, pague menos, compre e ganhe, outlet, miniaturas. A comunicação da empresa B para seus clientes é feita através de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Pinterest, Spotify, In. Conclui-se que os produtos verdes e tradicionais parecem ser semelhantes. Porém, o shampoo da categoria cosmético verde, apresenta embalagem de refil e espuma cremosa e abundante. O condicionador é de enxague rápido e econômico. O sabonete é um espoliante natural por conter sementes da fruta. Pode-se verificar que o preço dos produtos verdes são bem superiores, por agregar o valor ecológico na sua fabricação e em todo o ciclo de vida do produto. Quanto à distribuição, os cosméticos verdes são encontrados em farmacias, com revendedoras ou na internet. Já o produto tradicional é encontrado em qualquer lugar. Ambas as empresas A e B não diferem quanto a propaganda adotada, sendo esse aspecto o mais semelhante dos 4 Ps.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
CHARLIER, A.; JULIA TEIXEIRA SENNA SARMENTO BARATA, A. ANALISE DOS COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS COMERCIALIZADOS POR DUAS EMPRESAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.