AVALIAÇÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA UNIPAMPA: APONTANDO CAMINHOS

  • Liziane Mena
  • Valesca Brasil Irala
Rótulo Avaliação, Discente, Pesquisa, Documental, UNIPAMPA

Resumo

O presente trabalho é parte integrante da pesquisa Avaliação Mediada por Rubricas na Educação Superior: construção de práticas e saberes docentes, em andamento no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé e visa analisar as perspectivas e concepções da instituição sobre a avaliação discente, bem como inferir as possibilidades de avaliação que intermediam quando colocadas em prática. A presente pesquisa, classificada como análise documental, de abordagem qualitativa (GIL, 2002), possui como fonte de estudo o Regimento Geral da UNIPAMPA, a Resolução nº 29, de 28 de Abril de 2011, que trata das Normas Básicas de Graduação e os Projetos Pedagógicos (PPCs) dos onze cursos de graduação da UNIPAMPA Bagé, onde está sendo desenvolvida a pesquisa de mestrado. A análise do Regimento Geral indicou que apenas há menção sobre avaliação discente no artigo 105, inciso XVI, que trata das atribuições do Coordenador de Curso, destacando que uma das funções do cargo é de providenciar, conforme orientações da Comissão de Ensino, os planos de todas as disciplinas do Curso, em que se inserem os critérios de avaliação do aprendizado, junto à ementa, programa, objetivos e metodologia, promovendo o acesso dos docentes a tais planos e possibilitando à Coordenação Acadêmica, condições para que os discentes os consultem, em especial no momento da realização da matrícula. Quanto aos PPCs dos onze cursos de graduação da UNIPAMPA Bagé analisados, observou-se menções à avaliação discente em um item específico, entre as quais apenas um dos cursos não a apresenta. Os demais PPCs apresentam discussões alinhadas ao Projeto Institucional da UNIPAMPA e às Normas Básicas de Graduação. Em consonância, os PPCs ainda ressaltam que a avaliação deve ser pautada em formas diversificadas e que permita a inclusão de todos os discentes. Uma vez implementadas, essas perspectivas de avaliação permitem o acompanhamento do discente sob diversos aspectos da aprendizagem, tanto antes, durante e ao final de seu processo. Nos PPCs ainda é especificada a necessidade de considerar as formas de avaliação próprias a cada componente curricular, considerando a singularidade de cada discente. Além disso, também é ressaltado nesses documentos que a recuperação da aprendizagem deve ser realizada de forma processual, paralela ao período letivo. Concluímos, com base nos resultados, que as formas de avaliação discente apresentadas nos documentos analisados são diversas e trabalham de forma integrada. Como forma de ampliação da análise, torna-se necessário o aprofundamento do estudo, para constituir parte da contextualização da UNIPAMPA no trabalho de mestrado em andamento.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
MENA, L.; BRASIL IRALA, V. AVALIAÇÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA UNIPAMPA: APONTANDO CAMINHOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.