ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CENÁRIO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ITAQUI

  • Jaluza Altamiranda
  • Maristiane Oliveira da Luz Ferner
  • Fabiane Penteado Galafassi
  • Cristiano Galafassi
Rótulo Alfabetização, Práticas, Pedagógicas, Letramento

Resumo

O presente trabalho busca mapear o conhecimento de professores da rede pública e privada de séries iniciais de 1° a 3° ano do Ens. Fund. do Município de ITAQUI-RS. O mesmo faz uma revisão do conhecimento desses alfabetizadores com relação aos termos Alfabetização e Letramento, por meio de uma pesquisa através de um questionário. Embora Alfabetização e Letramento sejam processos distintos e com especificidades diferentes, ainda assim são confundidos, e podem ser uma entre as várias causas do fracasso em Alfabetização nas escolas brasileiras. A defasagem na Alfabetização é um dos motivos para que nos dias atuais, ainda tenhamos números invariáveis de analfabetos funcionais. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015 apontavam para 6,5% e em 2019 o número de analfabetos no Brasil tem se mantido em torno de 6,8% (índice que confirma a existência de indivíduos com habilidades insuficientes de leitura e de escrita). Dado esse contexto o mapeamento proposto (ainda em andamento) se deu em escolas do município de ITAQUI-RS com os professores alfabetizadores das séries iniciais do Ens. Fund. (1° a 3° ano). Este estudo conta com a participação de 19 escolas no total (10 Municipais, 8 Estaduais e 1 Privada). A forma de realização está sendo por meio da aplicação de um questionário impresso, aplicado de forma presencial e individual. Composto por 18 questões, o questionário busca conhecer o perfil dos professores alfabetizadores da atualidade em seus vários aspectos, tais como: sua graduação, carga horária de trabalho e interesse em formação continuada. Primeiramente foi encaminhado a cada escola um termo de consentimento livre e esclarecido aos gestores e professores e após então aplicados os questionários semiestruturados. Em virtude da quantidade de escolas optou-se por não identificar os professores participantes, portanto não foram solicitados nomes e as identidades estão sendo resguardadas. Ainda neste contexto escolar pretende-se identificar apenas o tipo de esfera a qual a escola pertence. Com relação aos resultados esperados, visto que o presente trabalho ainda está em andamento com análises e resultados ainda iniciais, fazem-se aqui alguns poucos apontamentos que puderam ser extraídos até o momento, tais como: 1) todos os professores acreditam que conhecem o conceito de Alfabetização e Letramento, porém 18% dos professores entrevistados, não demonstram conhecer claramente o conceito de Alfabetização e mais de 16% não souberam explicar claramente o conceito de Letramento; 2) dos professores que não mostraram interesse em nenhum tipo de formação continuada, aproximadamente 32% não dominam claramente o conceito de Alfabetização e 21% não conhecem com clareza a definição de Letramento. O estudo segue em coleta de dados e análises mais aprofundadas até o final do ano de 2019 quando será apresentado em sua totalidade como trabalho de conclusão do curso de Bacharelado Interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
ALTAMIRANDA, J.; OLIVEIRA DA LUZ FERNER, M.; PENTEADO GALAFASSI, F.; GALAFASSI, C. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CENÁRIO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ITAQUI. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.