BACHARELADO INTERDISCIPLINAR: O NOVO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

  • Ana Santos
  • Ana Carolina Dumas Santos
  • Alison Fernando Jeronymo Eduardo
  • Leonttine Casquero Zago
  • Fabio Lucas Izaguirre Martins
Rótulo Interdisciplinaridade, Educação, Superior, Brasil, Graduação, Ciclos, Novo, Modelo, Ensino

Resumo

Com um início tardio, um conceito primitivo e uma trajetória confusa, a universidade no Brasil conseguiu consolidar-se por meio de leis, decretos e reformas, que com o passar dos anos as moldaram. Devido ao avanço tecnológico do mundo e as novas necessidades do dia-a-dia houveram reformas não somente no espaço físico das instituições universitárias mas também nos cursos que nelas são oferecidos. Enquanto os Estados Unidos já consolidados com as suas instituições superiores de currículo amplo seguido de uma especialização e a Europa com seu processo de Bolonha que tem a finalidade de tornar a educação superior europeia compatível e competitiva, adotando sistema de graus, ciclos de estudos, créditos comuns, mobilidade e cooperação, no Brasil cria-se o programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, que tem como objetivo ampliar o acesso e a permanência no ensino superior dando as universidades o auxílio necessário para se ampliarem física e estruturalmente, nasce assim os Bacharelados Interdisciplinares, cursos de base constituída das grandes áreas do conhecimento com uma estrutura curricular flexível, no qual o acadêmico é responsável por encaminhar sua formação para área que tem aptidão, no entanto, tal modelo de curso ainda é visto com receio por algumas pessoas, tanto no meio acadêmico quanto na comunidade em geral. Portanto, para solucionar a questão do receio com o curso, foi efetuada uma vasta pesquisa sobre as temáticas dos projetos pedagógicos dos cursos, para conhecer melhor os bacharelados interdisciplinares em ciência e tecnologia, a fim de elaborar questões relacionadas à estrutura e opinião sobre os cursos, posteriormente a significância destas questões foram analisadas através do diagrama de mudge e elaborou-se um questionário qualitativo, o qual foi enviado ao público-alvo: coordenações (coordenadores e vice-coordenadores); bacharéis em ciência tecnologia e; acadêmicos regularmente matriculados no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. As respostas obtidas, foram baseadas na realidade de quem se envolve diretamente com Bacharelado Interdisciplinar, e estas serviram de base para indicar sugestões que visam solucionar os problemas pontuados, os bacharelados interdisciplinares se consolidam em cada universidade de forma diferente por atender especificidades necessárias para o segundo ciclo e formar profissionais com perfis diferenciados de formação.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
SANTOS, A.; CAROLINA DUMAS SANTOS, A.; FERNANDO JERONYMO EDUARDO, A.; CASQUERO ZAGO, L.; LUCAS IZAGUIRRE MARTINS, F. BACHARELADO INTERDISCIPLINAR: O NOVO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.