UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO BLOGGER PELO PIBID CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Juan Cardozo
  • Andreia Barbieri Miranda
  • Diovana Franco dos Santos
  • Priscila Rosa Rodrigues
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz
  • Danielle Costa da Silva
Rótulo ANÁLISE, BLOGGER, PUBLICAÇÕES

Resumo

O PIBID apresenta como um dos seus objetivos a criação e a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem (CAPES, 2014). Considerando este objetivo o núcleo vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa, utiliza o blogger para divulgar suas atividades desde 2014. Nele são registradas as experiências vivenciadas nos diferentes momentos formativos (intervenções, oficinas, eventos, rodas de conversa, entre outros). Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre as publicações no blogger (pibiddompedrito.blogspot.com) no período de 2014 até 2018, pesquisa qualitativa e exploratória, que analisou o número total de publicações mensais, anuais, visualizações anuais e o número de seguidores do blogger do PIBID. O número de publicações anuais no blogger: 2014- 142, 2015-123, 2016-172, 2017- 50, 2018-23. Percebe-se que 2016 foi o ano com maior número de publicações e 2018 com o menor, como hipótese para este dada a pausa no programa de dezembro de 2017 a agosto de 2018. Em relação ao número de publicações mensais durante os quatro anos: Janeiro-5, Fevereiro-31, Março-42, Abril-66, Maio-65, Junho-52, Julho-33, Agosto-59, Setembro-42, Outubro-58, Novembro-38 e Dezembro-19. Janeiro e Fevereiro são os meses com o menor número de publicações, devido ao período de recesso. O número de visualizações anuais: 2014- 10430, 2015- 10311, 2016- 14470, 2017- 3294, 2018- 407, sendo possível observar um decréscimo nas visualizações. A divulgação de páginas grupais na Internet gera uma grande visibilidade para alunos e professores. Tem 19 seguidores. A publicação Pedágio APAE-PIBID/Sucessão dos Moraes e Projetos Especiais teve o maior número de visualizações (534), postada em 09 Maio de 2017 trata de um pedágio organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para coletar recursos e teve como objetivo relatar uma experiência de integração do PIBID com a comunidade do município. Avalia-se a utilização do blogger de forma positiva, pois é um bom meio de divulgação, sendo que durante os quatro anos do seu funcionamento foi possível explorar as suas diversas ferramentas e realizar a inclusão de imagens, bem como o licenciando tem a oportunidade de desenvolver a sua escrita e enriquecer os textos com maiores informações, tornando as publicações atrativas para os visualizadores e seguidores. Palavras-chave: Análise, blogger, publicações REFERÊNCIAS: CAPES. Pidid-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2014.Disponivel em: http:/www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid Acesso em 11 abr.2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
CARDOZO, J.; BARBIERI MIRANDA, A.; FRANCO DOS SANTOS, D.; ROSA RODRIGUES, P.; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, C.; COSTA DA SILVA, D. UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO BLOGGER PELO PIBID CIÊNCIAS DA NATUREZA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.