DISCURSO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS DIFERENÇAS

  • Leane Oliveira
  • Carolina Fernandes
Rótulo Diferenças, Estereótipos, Análise, Discurso

Resumo

A presente pesquisa analisa o discurso de alunos do Ensino Fundamental sobre as diferenças, tendo em vista que a sala de aula é um lugar em que se manifestam diferentes discursos tanto de forma oral como de forma escrita. Porém, através da oralidade, os alunos podem se expressar de forma mais espontânea para a construção dos sentidos. A pesquisa faz parte do projeto desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé. A atividade realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Corrêa, nas aulas de Língua Portuguesa, com alunos do sexto ano, possui os objetivos de romper com estereótipos e refletir de modo polissêmico sobre as diferenças. O procedimento metodológico da pesquisa foi desenvolvido de acordo com a linha francesa da Análise do Discurso. Já os instrumentos utilizados foram a observação e a análise dos discursos produzidos pelos discentes através de uma proposta pedagógica de observação de imagens para levantamento de suposições sobre as possíveis identidades, profissões, gostos entre outros aspectos, das pessoas figuradas nas fotos. Após a contemplação das fotografias, os estudantes responderam, por escrito, a algumas questões, produzindo gestos de interpretação para as imagens e, por fim, justificaram oralmente o porquê de suas respostas. As imagens foram projetadas no datashow e as justificativas foram gravadas através do programa Audacity. Os resultados mostraram que os alunos tendem a expressar discursos que reforçam os estereótipos de padrões estabelecidos pela sociedade, isto é, basearam-se nas vestimentas, cor de pele, tipo físico, por exemplo, para definir profissões ou gostos das pessoas. Ou seja, mantiveram um discurso parafrástico em relação aos estereótipos. No entanto, houve gestos de interpretação que romperam com essas imagens preconcebidas e apresentaram um discurso polissêmico. Pela observação dos aspectos analisados, pode-se afirmar que a proposta pedagógica atingiu os seus objetivos, pois proporcionou a reflexão sobre as diferenças e possibilitou, embora que em menor proporção, o rompimento com formações discursivas através do discurso pedagógico polêmico que foi estabelecido em sala de aula.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
OLIVEIRA, L.; FERNANDES, C. DISCURSO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS DIFERENÇAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.