MARCAS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  • Renata Vargas
  • Carolina Fernandes
Rótulo Escrita, Memórias, Autoria

Resumo

Este trabalho pretende abordar os resultados de uma intervenção pedagógica, que se desenvolveu em turmas do Ensino Fundamental, visando conduzir alunos à produção oral e escrita de textos com autoria e criatividade, através da escrita de memórias. Além da escrita, promoveu-se uma reflexão sobre a importância da mulher na posição sujeito-mãe, assim como, sua influência não apenas na vida de seus filhos, mas também na sociedade. Esta intervenção é parte de um trabalho produzido no Mestrado Profissional no Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, para a disciplina de Teorias Discursivas e Ensino. O referencial teórico, se fundamenta na concepção discursiva de ensino, compreendendo que a criatividade e autoria são consequência da produção particular do sujeito, a qual seja interpretável e original (Orlandi,1998;Assolini,2008;Coracini,2014). Reconhecendo uma visão interacionista de escrita (Antunes 2003) e conforme PCNs (1998) fazendo referência à importância do processo de refacção textual como parte do procedimento de avaliação. A metodologia da pesquisa-ação de cunho intervencionista buscou atuar na realidade para transformá-la. Como resultados das atividades desenvolvidas, obteve-se o seguinte: a proposta de intervenção oportunizou o incentivo à escrita através de atividades variadas e também a produção de autoria e criatividade. Com base no tema da escrita de memórias, a reflexão provocada nas turmas evidenciou por meio dos relatos dos alunos, que eles identificam na mulher ocupando a posição sujeito-mãe, alguém que exerce influência significativa, não apenas em relação a seus filhos, mas na sociedade. Sendo assim, os alunos veem a mulher na posição sujeito- mãe, como alguém que exerce poder sobre aqueles que convivem com ela, e que estes, exercerão influência na sociedade, uma vez que as mulheres contribuem na formação de cidadãos. Com base nestes resultados verificou-se que o tema proposto para o trabalho da escrita foi importante e motivador na produção dos alunos. Compreende-se por meio desta intervenção, que a mulher, através da posição sujeito-mãe, desempenha um papel fundamental na sociedade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
VARGAS, R.; FERNANDES, C. MARCAS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.