O PAPEL DO TESTE DIAGNÓSTICO NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Maria Valone
  • Gislaine Dilelio Lugo
  • Lucas da Cruz Barbosa
  • Eduardo Oliveira Dutra
Rótulo Língua, espanhola, Diversidade, Cultural, Fronteira, Intervenção, Pedagógica

Resumo

O presente estudo, realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorreu, no primeiro semestre de 2019, em uma escola municipal na cidade de Aceguá, Rio Grande do Sul. O estudo foca o ensino e a aprendizagem da língua espanhola, em uma cidade fronteiriça, a fim de (re)pensar a construção de futuras intervenções pedagógicas adequadas ao contexto fronteiriço e investigarmos quais são os conhecimentos prévios dos estudantes em relação à temática e aos aspectos linguísticos, interculturais e comunicativos. A temática escolhida foi a Diversidade Cultural, visto que apesar dos alunos viverem em um contexto de diversidade cultural, não estavam familiarizados com a temática e tampouco refletiam sobre o verdadeiro significado de ser fronteiriço. Além disso, há falta de estudos realizados nesse contexto no que diz respeito à identidade fronteiriça em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada, a partir de uma intervenção pedagógica, em uma escola municipal de Aceguá, em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu a partir de atividades diversificadas, a saber: produções orais, escritas e tarefas de compreensão auditiva. Para a avaliação do pré-teste, os alunos receberam notas de zero a dois, do seguinte modo: zero - não realizou a proposta de acordo com a forma e conteúdo, um - a realizou em língua portuguesa com o conteúdo adequado e dois - realizou a proposta na língua-meta com conteúdo e forma adequados. Os resultados apontaram que as questões de múltipla escolha e tarefas acerca de diversidade cultural e trajes típicos apresentaram menores índices de acerto. Logo, em uma intervenção futura, podemos aprofundar o tema diversidade cultural tendo em vista os aspectos linguísticos, temáticos e interculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
VALONE, M.; DILELIO LUGO, G.; DA CRUZ BARBOSA, L.; OLIVEIRA DUTRA, E. O PAPEL DO TESTE DIAGNÓSTICO NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.