A UTILIZAÇÃO DE TIC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PERSPECTIVA DOCENTE

  • Jessica Azevedo
  • Luciani Salcedo De Oliveira
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira
Rótulo Ensino, inglês, Perspectiva, docente, Tecnologias

Resumo

Na atualidade, as tecnologias são recursos utilizados em inúmeros aspectos do dia a dia. Na educação, os recursos tecnológicos são, por vezes, deixados de lado por diversas razões, entre elas, as dificuldades em serem utilizados e a falta de estrutura nas escolas, assim como, a falta de formação continuada adequada em relação à utilização de tecnologias aplicadas ao ensino (DEMO, 2011). Todavia, Siqueira (2013) afirma que a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permite que haja a abertura de novas possibilidades para a educação, entre elas o fazer, o pensar e o conviver, isso porque a tecnologia nos faz potencializar essas possibilidades. Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Jéssica Franco Azevedo, discente do Curso de Letras - Línguas Adicionais. Esta pesquisa tem por objetivo compreender qual a percepção de alguns professores de inglês no tocante à utilização de TIC aplicadas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. A metodologia deste trabalho é quanti-qualitativa em relação à coleta e análise de dados (MOREIRA; ROSA, 2009). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário via google forms com 19 perguntas para professores de inglês de escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul. Os dados mostram que 77,8% dos respondentes afirmam ter quase sempre acesso à internet na escola, contudo 66,7% às vezes faz uso de recursos digitais em sua prática docente. Em contrapartida, somente 5,6% sempre faz uso de recursos tecnológicos em sala de aula. As análises revelam que a maioria dos participantes acredita que as tecnologias trazem alguns benefícios para o ensino de língua inglesa, entre eles estão: o contato com a língua adicional; a aproximação do conteúdo a ser abordado em sala de aula ao contexto de vida do aluno; a ampliação do conhecimento de vocabulário na língua adicional e o despertar de interesse à temática proposta em sala de aula. Entretanto, alguns professores ainda ressaltam que, apesar das vantagens, as tecnologias trazem desafios e desvantagens: a falta de recursos em sala de aula, o baixo letramento digital de seus alunos e a necessidade de reorganização do currículo escolar para comportar a utilização de tecnologias em sala de aula. Portanto, nesse contexto, os professores acreditam que as tecnologias são recursos que podem acompanhar o ensino de língua inglesa de forma positiva e benéfica para o processo de ensino-aprendizagem, mas que, para obter esses benefícios, será necessário transformar o atual cenário educacional. Apesar desses dados, a maioria dos participantes afirma quase sempre haver acesso à internet na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
AZEVEDO, J.; SALCEDO DE OLIVEIRA, L.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V. A UTILIZAÇÃO DE TIC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PERSPECTIVA DOCENTE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.