PLURALIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Alecsander Goncalves
  • Letícia de Lima Vieira
  • Josefa Quadros de Amaral
  • Eduardo de Oliveira Dutra
Rótulo Pluralidade, cultural, Variação, linguística, Intervenção, pedagógica

Resumo

Este estudo, de caráter intervencionista, relacionado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES), abordou o tema transversal Pluralidade Cultural com enfoque na Variação Linguística e na Diversidade Cultural. Objetivamos analisar o desempenho individual dos estudantes no processo de aprendizagem de língua espanhola por meio da comparação entre os resultados obtidos no pré-teste e pós-teste, que consistiram em perguntas dissertativas e questões de múltipla escolha. Partimos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e do Referencial Curricular Gaúcho (RIO GRANDE DO SUL, 2009). Esta pesquisa-ação, de abordagem quantitativa, foi aplicada junto a alunos do 9º ano de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade fronteiriça de Aceguá, Rio Grande do Sul. A intervenção pedagógica abrangeu tarefas de compreensão oral e escrita, assim como produções na língua alvo com foco no gênero Artigo de Opinião. Além disso, houve aulas expositivas e ensino indutivo de estruturas (gramática e léxico). Os resultados apontaram que não houve benefícios da intervenção pedagógica no que diz respeito a questões atitudinais e à apropriação sobre o tema Pluralidade Cultural. Além disso, houve evidências de dificuldade em relação à questões de produção escrita, assim como nas questões de compreensão leitora. Com base na evidência dos dados, notamos ser necessária uma reflexão e reformulação da intervenção pedagógica com foco principal nas carências encontradas na análise dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
GONCALVES, A.; DE LIMA VIEIRA, L.; QUADROS DE AMARAL, J.; DE OLIVEIRA DUTRA, E. PLURALIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.