DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PRÁTICAS A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Andresa de Souza
  • Rosiméri de Avila Goulart
  • Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Rótulo Planejamento, Docência, Reflexão

Resumo

Este trabalho é resultado de reflexões envolvendo práticas docentes desenvolvidas no programa Residência Pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional. O contexto prático desta pesquisa é uma turma heterogênea do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Candiota no estado do Rio Grande do Sul. As intervenções foram elaboradas em duplas, buscando um processo colaborativo de construção, além disso, as intervenções passam por revisão da professora coordenadora do projeto antes da prática.Com o desenvolvimento colaborativo dos planejamentos, foi possível refletir sobre nosso papel em sala de aula e entender o professor como facilitador que busca criar formas alternativas para que os alunos aprendam da melhor maneira possível. Além disso, o programa Residência Pedagógica possibilitou reflexões e diálogos atrelados a diferentes contextos de práticas, o que amplia a visão dos processos de ensino-aprendizagem de línguas adicionais, dos professores em processo de formação e contribui para modificar as percepções e/ou estereótipos do senso comum sobre o ser/tornar-se professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
DE SOUZA, A.; DE AVILA GOULART, R.; MARLENE JARDIM ALVAREZ, I. DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PRÁTICAS A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.