Análise Sobre a Necessidade de qualificação em Gestão para os Diretores de Escolas de Música

  • Daniel da Silva
Rótulo Gestão, Escolar, 1, Música, 2, Administração, 3

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a Administração Escolar pela visão da gestão de uma escola de música, no que tange conhecer a complexidade da gestão administrativa de uma instituição de ensino musical e a necessidade de qualificação de professores que atuam na função de diretores. Segundo Giroux (1997; 1999): [...] as relações entre os administradores escolares e o corpo docente com frequência representam os aspectos mais prejudiciais da divisão do trabalho, a divisão entre concepção e execução. Tal dificuldade é muito comum entre os professores da área musical que se aventuram em cargos, funções de gestão ou direção de institutos de ensino, que mesmo com uma sólida formação musical ou em educação, não conhecem as noções básicas, tanto na área administrativa como de gestão pública. O que causa sensível deficiência na performance de gerenciamento de patrimônio, compras públicas, recursos humanos e outros setores, prejudicando a atividade fim que é o ensino. Desse modo, tendo experiência como Professor de Música, no Instituto Artístico Carlos Gomes, na cidade de Dom Pedrito RS, onde trabalhei por mais de dez anos, tive contato direto e indireto com várias outras instituições de ensino musical, vindo a conhecer algumas formas de execução dos cargos de diretor de escola de Música que em sua praticamente totalidade é exercida por um dos professores, geralmente eleito pela comunidade escolar, com muito pouco ou nenhum conhecimento na área administrativa ou de gestão. E estando atualmente na função de Chefe da secretaria administrativa e coordenador administrativo do Campus Dom Pedrito da Unipampa tive a chance de vivenciar as rotinas administrativas e de gestão. Com base no que foi constatado, o conhecimento administrativo é imprescindível e fundamental na organização e funcionamento de uma instituição de ensino. Portanto, a falta de conhecimento e/ou formação específica na área de gestão aos professores que atuam como diretores e gestores das Escolas Públicas de Música afeta diretamente a oferta de um ensino de qualidade. Este estudo busca contribuir com pesquisas específicas nesta área de atuação da gestão escolar e reflete sobre a necessidade de qualificação, através de cursos de formação para aquisição dos conhecimentos necessários para uma melhor administração organizacional da instituição de ensino musical.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
DA SILVA, D. Análise Sobre a Necessidade de qualificação em Gestão para os Diretores de Escolas de Música. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.