AS ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI

  • João Salles
Rótulo Organizações, -, Escolas, Administração, Desenvolvimento

Resumo

INTRODUÇÃO: Nos dias de hoje, a sociedade contemporânea vem passando por uma evolução em diversos níveis e as Teorias da Administração vem acompanhando essa realidade. Elas mostram o efeito cumulativo e gradativamente abrangente das várias conjecturas com suas diferentes contribuições e distintos enfoques. Este conjunto está continuamente se expandindo, ampliando e evoluindo o conhecimento sobre as organizações, propondo uma Nova Administração, aonde estas vêm se desenvolvendo norteada por ideias e políticas baseadas nas perspectivas da sustentabilidade, visando o atendimento às iminentes necessidades para o desenvolvimento global. (HAN, 2019). No decorrer dos tempos, nota-se a contribuição da Administração ao desenvolvimento da sociedade, e esta, como ciência, vem se redirecionando e se adaptando as necessidades constantes da individualidade e da coletividade. OBJETIVOS: Os Objetivos são, concomitantemente: compreender o desenvolvimento temporal das Escolas da Administração, estudar a relação entre as Teorias Administrativas com a realidade do Século XXI nas organizações e observar os impactos do emprego das tecnologias no cenário organizacional. MATERIAL E MÉTODOS: O caráter bibliográfico foi aplicado neste trabalho para fins da compreensão dos conceitos, das ferramentas, das observações e das relevâncias acerca das Escolas da Administração no contexto do Século XXI. Para tanto, a redação do documento teve como base a leitura de livros e de artigos sobre tais assuntos em páginas da Internet. Marina e Lakatos (2005, p.183) definem o escopo da Bibliografia sendo o contato das várias formas de registro com o pesquisador, assim: [...] Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O papel das Escolas na Administração no Século XXI implica sob o desenvolvimento administrativo, pois, o sucesso ou o fracasso das organizações dependerá do grau de capacidade dos administradores de ler e interpretar a realidade externa ou interna, rastrear mudanças, adequar cultura e ambiente, identificar as oportunidades ao seu redor para responder pronta e adequadamente a elas, isso são as habilidades do gestor do século XXI. CONCLUSÃO: Como já foi exposto anteriormente, a Administração como estudo, vem acompanhando as mudanças que o mundo corporativo vem passando, sendo está ancorado nos princípios da criatividade e criticidade, baseadas em intensas reflexões conceituais e/ou teóricas, sempre associada à práxis, sinalizando a premência de repensarmos a gestão numa dimensão mais ampliada, flexível e ambientalmente correta na intenção de promover uma maior conscientização e consequente responsabilidade social. Sob uma visão mais generalizada, o administrador deste século é visto como um agente de mudanças, focalizando no futuro de uma entidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
SALLES, J. AS ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.