MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE NA EMPRESA LOJÃO TOTAL

  • Aline Parada
  • Valentina Ortiz Ubal
Rótulo MARKETING, DIGITAL, REDES, SOCIAIS, ESTRATÉGIA, DE

Resumo

Sabe-se que a internet surgiu como um facilitador da comunicação entre empresas e consumidores, sendo possível disponibilizar de forma instantânea as mais diversas informações sobre produtos e serviços existentes. As redes sociais, especificamente, permitem uma melhor comunicação tanto no contexto B2B (Business to Business/ Empresa e Empresa), quanto no B2C (Business to Consummer/ Empresa e Consumidor). Elas auxiliam as empresas a identificarem seu público-alvo, a melhor maneira para aborda-lo e quanto desse público já foi alcançado. Diante disso, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de acompanhar todo esse desenvolvimento para que consigam se manter competitivas no mercado, garantindo uma comunicação eficaz com seus clientes. O Lojão Total empresa escolhida para a realização do estágio obrigatório, visando melhorar a comunicação com seus clientes, adotou recentemente um serviço de marketing digital terceirizado. Com isso, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar a atual estratégia de marketing da empresa Lojão Total e os resultados que a mesma está gerando. Para tal análise, foi realizada em primeiro momento, a pesquisa descritiva que, é a forma de responder à questão de o que é, portanto, descobrir um fenômeno e suas características. Como método, foi escolhido o estudo de caso, a abordagem utilizada foi quantitativa através da aplicação de um questionário estruturado com clientes do Lojão Total que se dispuseram a responder na loja, totalizando 84 (oitenta e quatro) respondentes. O estágio realizado no Lojão Total contribuiu para uma melhor compreensão do trabalho de marketing digital realizado atualmente na empresa. Durante o período foram realizadas conversas com o atual gestor e com a empresa responsável por toda parte de comunicação da loja. Com essas conversas foi possível ter uma visão da evolução que o marketing digital teve nesse período. Sendo assim, a relevância deste trabalho é justamente tentar auxiliar a empresa a perceber que aspectos do marketing digital poderiam ser melhor explorados e quais não. De forma geral, a sugestão é potencializar esse trabalho que já vem sendo realizado para incentivar o relacionamento entre empresa e consumidor. Percebeu-se que existem recursos que não estão sendo explorados devidamente, e é nessa lacuna que o Lojão Total está perdendo a oportunidade de ser notado pelos clientes. Finalizando o estudo, propõe-se que a empresa realize frequentemente pesquisas com seus clientes para compreender mais seus anseios e expectativas para que assim consigam preencher lacunas existentes em sua estratégia.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
PARADA, A.; ORTIZ UBAL, V. MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE NA EMPRESA LOJÃO TOTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.