AFINAL, O QUE É MARKETING?

  • Luana Judeh
  • Luana Judeh
  • Maria Shukrieh Ghande Judeh
  • Bruno Alirio Moreno Ribeiro
  • Maiara Pedroso Beier
  • Rafael Fagundes Mirailh
Rótulo Marketing, Conceito, Comunicação, Propaganda

Resumo

Habitualmente, associa-se funções que são da comunicação, como por exemplo, publicidade ou propaganda com o termo marketing, além de associar ele como uma maneira de iludir compradores, para adquirirem um determinado bem. Ante tal situação, o presente trabalho possui como problema de pesquisa: Quais as causas que levam a confusão entre o conceito de marketing e as funções pertencentes à comunicação. Para responder à questão de pesquisa tem-se como objetivo apresentar o conceito de marketing, e diferenciá-lo do senso comum, para ajudar a administração das organizações a separar funções de marketing das funções da área da comunicação. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica com base em dados coletados em livros e periódicos científicos, como por exemplo, Capes, Scielo, entre outros. O termo tem sua origem no inglês, onde está inserida nele, a palavra market, que significa mercado, onde é relacionado com a satisfação das necessidades dos compradores, de forma mais eficiente que as outras empresas. Marketing é a criação de uma utilidade (benefício) para um determinado produto ou serviço, ou seja, atender os desejos dos consumidores. Essa utilidade é gerada, através da garantia da transferência de um produto ou serviço para o consumidor, no momento e no lugar que ele necessitar. Então, os resultados apontam que o problema e a confusão existentes para a compreensão do significado real de marketing, é devida ao fato de que esse termo provém do inglês, e dificilmente poderá ser traduzida para o português ou qualquer outra língua, conseguindo manter seu real significado. E devido ao baixo conhecimento da língua inglesa, pela população, não há facilidade na identificação que o termo se refere ao mercado. Outra dificuldade que pode ser apontada na identificação do real significado, é a limitação da formação dos empreendedores onde, majoritariamente, não tiveram um estudo mais aprofundado e científico sobre o tema. Pode-se citar, também, o fato da industrialização do Brasil, além de ser tardia, é resumida na importação das linhas de produção somente, onde a presença do marketing é muito limitada. O marketing, usa-se de ferramentas da comunicação para demonstrar os benefícios de um produto, e o meio mais usado, por ser considerado o mais eficiente, é a propaganda. A propaganda destaca o que há de melhor naquilo que é vendido, e busca esconder o que não é tão bom, mas isso é característica e objetivo da propaganda, não do marketing. Os autores estudados afirmam que há várias técnicas usadas na divulgação e promoção no Brasil, mas se destaca entre eles a propaganda. Esta que é muito conhecida pelo mundo, como um ponto forte no nosso país, devido ao fato da quantidade de premiações internacionais que os publicitários brasileiros conquistaram. Então eles relacionam este fato a problema de confundir marketing com propaganda

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
JUDEH, L.; JUDEH, L.; SHUKRIEH GHANDE JUDEH, M.; ALIRIO MORENO RIBEIRO, B.; PEDROSO BEIER, M.; FAGUNDES MIRAILH, R. AFINAL, O QUE É MARKETING?. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.