PERFIL DO CONSUMIDOR ONLINE SANTANENSE E SUAS COMPRAS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

  • Sandra Rosa
  • Lilian Veronica de Mello Rodrigues
  • Sandra Cristina Mello Rosa
  • Igor Baptista De Oliveira Medeiros
Rótulo Consumidor, online, Perfil, compra, Comportamento, consumidor

Resumo

A evolução do comércio eletrônico como canal de compras tem motivado as empresas virtuais a desenvolver estratégias competitivas, a fim de buscar uma maior aproximação dos seus consumidores. Neste intuito, o objetivo deste trabalho é identificar o perfil do consumidor online dos moradores de Santana do Livramento, RS, a partir de uma pesquisa quantitativa. O método utilizado foi survey, com instrumento de coleta um questionário composto por questões fechadas, o qual foi aplicado via Google Forms, utilizando-se das redes sociais para disseminar a pesquisa. O questionário foi respondido por apenas 50 pessoas economicamente ativas da cidade de Santana do Livramento RS, tornando-se uma limitação do estudo. Em relação ao perfil dos respondentes: a maioria são mulheres, com faixa etária entre 21 e 30 anos, solteiras, com renda mensal individual inferior a dois salários mínimos. Nesse contexto, do total de compradores, 36,7% fazem compras pela internet uma vez por mês, 14,3% uma vez a cada três meses, 8,2% uma vez a cada seis meses, 24,5% uma vez ao ano. Destes, percebe-se que as mulheres costumam fazer compras online com mais frequência que os homens, dos 24% dos entrevistados que fazem compras pelo menos uma vez por ano, 20,4% são do público feminino, muito acima do público masculino que corresponde a apenas 2%. Em relação aos meios de pagamento, o mais utilizado pelos respondentes é o cartão de crédito que representa 71,4% dos respondentes. As mulheres, com idade entre 20 e 30 anos, têm preferência pelo uso do cartão de crédito e não apresentaram nenhum interesse no uso do cartão de débito, que só foi mencionado pelos homens com a mesma faixa etária. Entre os produtos mais comprados estão roupas (26,6%), eletrônicos (20,4%) e livros (14,3%), entretanto, foi comum os respondentes afirmarem comprar mais de um tipo dos produtos 14,3%. Ao relacionar os tipos de produtos mais comprados com a idade dos respondentes, percebe-se que os jovens com idade até 20 anos costumam adquirir mais de um tipo de produto. O produto apontado como mais consumido pelas mulheres são roupas, enquanto os homens mencionaram que costumam comprar mais de um tipo de produto. Questionados sobre qual a principal vantagem de comprar online, 42,9% dos entrevistados apontaram os preços mais baixos em comparação aos das lojas físicas, seguida da facilidade em comprar sem sair de casa com 22,4%, e da facilidade na comparação de preços com 16,3%. Com os resultados encontrados, pode-se inferir que os consumidores virtuais santanenses apresentam um potencial a ser mais explorado pelas organizações locais de comércio. Sugere-se aplicar esta pesquisa a um maior número de respondentes, explorando o interesse pela oferta de produtos e serviços da cidade na forma virtual.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
ROSA, S.; VERONICA DE MELLO RODRIGUES, L.; CRISTINA MELLO ROSA, S.; BAPTISTA DE OLIVEIRA MEDEIROS, I. PERFIL DO CONSUMIDOR ONLINE SANTANENSE E SUAS COMPRAS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.