GESTÃO DE PROCESSOS EM UM CARTÓRIO DE IMÓVEIS EM SANTANA DO LIVRAMENTO- RS

  • Juliana Souza
  • Débora Adriane Bonadiman Villamour
  • Mygre Lopes da Silva
Rótulo Gestão, processos, Cartório, imóveis, Prestação, serviço

Resumo

i) Introdução: Esta pesquisa foi realizada sobre a gestão de processos, em um Cartório de Registro de Imóveis, localizado em Santana do Livramento - RS. A gestão de processos integra pessoas, ferramentas, e métodos com objetivo que o processo flua de forma eficaz e continua. Essa gestão aplicada na prestação de serviços, permite aprimorar o funcionamento de uma organização baseada na definição, observação e gerência dos processos. O principal serviço prestado nesta instituição é a abertura de matrículas, o qual vem apresentando ineficiências no tocante aos atrasos na entrega do serviço, devido à falta de funcionários. A partir desse contexto, busca-se responder a seguinte questão: Como ocorre a gestão de processos da abertura de uma matrícula em um cartório de imóveis? ii) objetivo geral: Analisar e propor melhoria no processo de abertura de matrículas no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Santana do Livramento RS. Especificamente, busca-se: a) caracterizar a organização, b) identificar o processo de abertura de matrícula atual e c) propor uma melhoria do processo; iii) material e métodos: Este estudo desenvolveu-se com base em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, o qual busca reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno específico. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, onde os respondentes auxiliaram no mapeamento dos processos, e a observação participante. A partir disso, foi utilizado o software Lucidchart, para construção de um fluxograma do processo. Estes instrumentais buscaram realizar o mapeamento do processo atual e propor sua reestruturação; iv) resultado e discussão: Nota-se ineficiência do processo de abertura das matrículas, na etapa de revisão do documento. Identifica-se a necessidade de um funcionário específico para a revisão da matrícula. Como não havia uma pessoa específica para esta função, empregam-se funcionários de outros setores, os quais realizavam paradas em suas atividades para a revisão, o que ocasiona em atrasos no processo. v) conclusão: De forma geral, sugere-se a contratação de um funcionário, o qual seria responsável pelas revisões dos documentos de matrícula, não gerando sobrecarga de trabalho nos demais funcionários, além de evitar a morosidade na prestação do serviço. Cabe acrescentar que este funcionário poderia revisar qualquer tipo de registro contido na organização, posteriormente. Como limitação da pesquisa, têm-se a impossibilidade de generalização dos resultados encontrados, uma vez que se trata de um estudo de caso único. Contudo, devido à semelhança do caso estudado com outras empresas de pequeno porte do mesmo setor estudo pode ser referência para comparação. Para pesquisas futuras, pode-se sugerir avaliar o desempenho organizacional após a realização das melhorias sugeridas, bem como os impactos ocasionados. Além disso, pode-se sugerir o mapeamento de processos em outras empresas do mesmo setor.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
SOUZA, J.; ADRIANE BONADIMAN VILLAMOUR, D.; LOPES DA SILVA, M. GESTÃO DE PROCESSOS EM UM CARTÓRIO DE IMÓVEIS EM SANTANA DO LIVRAMENTO- RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.