AUDIOVISUAL PUBLICITÁRIO PARA WEB: O FILME “DIA DAS MÃES - UNICRED” PRODUZIDO PELA EYXO

  • Nathalia Halmenschlager
  • Renata Patricia Correa Coutinho
Rótulo Produção, Audiovisual, Web-vídeo, Filme, publicitário

Resumo

Com o consumidor cada vez mais presente nas mídias digitais, os filmes publicitários, antes produzidos somente para o cinema e a televisão, migraram também para essas plataformas. Na busca de entender os formatos e a linguagem que melhor se adequa ao consumidor online surgem as produtoras de conteúdo audiovisual publicitário especializadas em mídias digitais. É o caso da Eyxo, empresa que através da criação de estratégias digitais, principalmente do conteúdo web-vídeo, tem o objetivo de contar histórias reais em seus comerciais. Neste trabalho buscamos entender como funcionam os processos de criação e produção de filmes publicitários para web. Como objetivo geral, pretendemos descrever como se deu o processo de criação e produção do filme publicitário Dia das Mães Unicred produzido pela Eyxo. Sendo assim, esta pesquisa, se propõe a: (1) conceituar o audiovisual na publicidade; (2) conceituar as mídias sociais e os formatos digitais de audiovisual publicitário; (3) identificar as etapas que constituem os processos de criação e produção do filme publicitário Dia das Mães Unicred. Caracterizada como pesquisa exploratória, utilizamos como metodologia duas técnicas de levantamento de dados: a documentação indireta e a documentação direta (LAKATOS; MARCONI, 2005). Na documentação indireta, coletamos informações disponíveis na web sobre a empresa produtora e realizamos pesquisa bibliográfica a partir dos autores Bertomeu (2010), Gage e Meyer (1991), Ribeiro (2008), Torres (2009) e Recuero (2009). Na documentação direta realizamos um estudo exploratório-descritivo onde obtivemos informações através de uma entrevista presencial com três membros da equipe da Eyxo. Cada entrevistado pôde contribuir com dados detalhados sobre cada etapa de elaboração do filme: Pré-produção, Produção e Pós-produção. Como objeto de estudo trazemos os resultados da entrevista e o filme publicitário produzido pela empresa mencionada. Trazemos aqui os resultados do work in progress, o qual se encontra em processo de decupagem de dados e decodificação das informações coletadas em passos anteriores, etapas que compõem o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Posteriormente, realizaremos o cruzamento dos dados resultantes da entrevista e do filme à luz do referencial teórico utilizado durante o estudo bibliográfico e desta maneira, teremos percorrido todo o processo de criação e produção do filme publicitário para web Dia das Mães Unicred desenvolvidos pela Eyxo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
HALMENSCHLAGER, N.; PATRICIA CORREA COUTINHO, R. AUDIOVISUAL PUBLICITÁRIO PARA WEB: O FILME “DIA DAS MÃES - UNICRED” PRODUZIDO PELA EYXO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.