GEOGRAFEMAS DA BOEMIA DE SANTIAGO: MAPA E SITE

  • Sonaira Oliveira
  • Gabriel Sausen Feil
Rótulo Indústria, criativa, Atividade, Criativa, Geografema, Boemia

Resumo

Apresentamos um relato acerca de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), realizado, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja, entre os meses de março e julho de 2019. i) introdução: A problemática como a comunicação pode contribuir para a valorização ou o reconhecimento de lugares boêmios em cidades, tais como Santiago, que não há a percepção de que a boemia tem relação com a criatividade?, norteou o processo. Florida (2011) considera que a boemia apresenta-se como um fator que instiga a classe criativa e relata que lugares cuja pontuação é alta nos principais indicadores de diversidade, como o Índice Boêmio, são os mesmos lugares que atraem pessoas criativas e onde o setor de alta tecnologia cria raízes. Em Santiago, cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul, inexiste produto comunicacional que centralize os espaços boêmios. Por estarmos inseridos em um mestrado com foco em criatividade, recorremos aos Geografemas para captar peculiaridades desses espaços. Feil (2015) apresenta o Geografema - uma variação da noção barthesiana - como a percepção de que esse pormenor, por vezes, diz respeito a um lugar, uma paisagem. No estudo, nos apropriamos do conceito de atividade criativa, que pode ser qualquer ação que se caracteriza por ter como insumo básico a criatividade, sem vínculo obrigatório com a economia (FEIL, 2019). ii) objetivo(s): O processo/produto comunicacional proposto tem o objetivo de construir um mapa e um site com Geografemas da Boemia de Santiago, visando valorizar as peculiaridades dos lugares boêmios, voltado aos frequentadores da boemia e aos interessados em atividades criativas. iii) material e métodos: Desenvolvemos pesquisa exploratória, na forma de revisão bibliográfica. Realizou-se aplicação de questionário em duas páginas do Facebook solicitando ao participante que indicasse locais que frequenta à noite e foi feito contato com a Agência de Desenvolvimento para obter lista de estabelecimentos noturnos. iv) resultados e discussão: A boemia raramente é evidenciada pelas mídias institucionais dos municípios e isso requer mudanças. Visualizamos como podem ocorrer atividades criativas com o papel de provocar sentidos na vida das pessoas. O geografema possibilitou a valorização da singularidade. v) conclusão: Percebemos um ambiente de indústria criativa que pode crescer nas pequenas cidades. FEIL, Gabriel Sausen. Atividades criativas-máquina de guerra: elementos constitutivos. In.: Gerson de Lima Oliveira; Larissa Conceição dos Santos; Marco Bonito (Org.). Comunicação em cont3xto de pesquisa. 1 ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2019. FEIL, Gabriel Sausen. Geografemas. Clube de Autores, 2015. Disponível em https://clubedeautores.com.br/livro/geografemas#.XONJtchKjIU. Acesso em: 20 mai. 2019. FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
OLIVEIRA, S.; SAUSEN FEIL, G. GEOGRAFEMAS DA BOEMIA DE SANTIAGO: MAPA E SITE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.