ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA MUSICAL

  • Gabriela Gundlach
  • Wesley Rodrigues Quines Gonçalves
  • Ibtihal Yaser Said Abdallah
  • Vanessa de Jobim Leal
  • Luiza Helena Felice Dias
  • Juliana Ribeiro da Rosa
Rótulo Marketing, Digital, Estratégia, Mídias, Sociais, Música

Resumo

i) introdução: Com o crescente desenvolvimento da tecnologia, principalmente das redes sociais, profissionais têm aplicado esses recursos como estratégia de divulgação no âmbito musical. As redes sociais são ferramentas que podem ser empregadas como meio de socialização e de mercado. Quando usada de forma comercial, auxiliam na divulgação de produtos e serviços, além da promoção da autoimagem da empresa ou do artista. Como afirma Kotler (2009), o novo marketing está diretamente ligado às mídias sociais e aptidão para atingir o público alvo. Nesse aspecto, a pesquisa problematiza a dificuldade que os cantores iniciantes têm de ascender na sua carreira profissional, incluindo fatores como: condições financeiras e a falta de conhecimento do público deste profissional em comparação aos artistas com carreira consolidada. A pesquisa se justifica na perspectiva de identificar quais estratégias de marketing digital são usadas por cantores que estão iniciando no mercado musical, a fim de contribuir com estes para a percepção dos métodos que podem ser mais efetivos para alcançar um maior engajamento. ii) objetivo geral: identificar as estratégias de marketing que podem ser utilizadas com as redes sociais. Com objetivos específicos: a) descobrir meios mais acessíveis e práticos para aplicação de diferentes estratégias de marketing nas mídias sociais; b) como atrair e fidelizar o público; c) colaborar com artistas iniciantes. iii) metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, na qual analisa dados das redes sociais de diversos artistas. A análise foi feita com perfis de artistas pop, Anitta, Taylor Swift e Miley Cyrus de grande porte, Brunno Queen e Hélbio de pequeno, no Instagram e Youtube. Para a escolha destes artistas foram utilizados os seguintes critérios: o engajamento do artista com o público, número de seguidores, número de likes, compartilhamentos, visualizações em seus vídeos, números de trabalhos realizados, comentários nas publicações. A coleta dos dados foi realizada no dia 24/09/2019 e as estratégias utilizadas foram delimitadas por: teaser dos clipes no Instagram e no Youtube, foto de divulgação no Instagram e clipe oficial no YouTube. iv) resultados: pode-se afirmar que a melhor estratégia para ser aplicada no Instagram é postar teaser do clipe, levando vantagem em relação aos posts das fotos, que também se caracteriza como um bom veículo para divulgação. Em relação aos teasers e clipes postados no Youtube, foi revelado ser mais produtivo postar o clipe oficial. v) conclusão: acredita-se que a pesquisa atingiu seu objetivo, informando a melhor estratégia para o auxílio dos artistas em início de carreira.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
GUNDLACH, G.; RODRIGUES QUINES GONÇALVES, W.; YASER SAID ABDALLAH, I.; DE JOBIM LEAL, V.; HELENA FELICE DIAS, L.; RIBEIRO DA ROSA, J. ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA MUSICAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.