CASO EVARISTO COSTA: A CREDIBILIDADE DO INFLUENCER EM FAVOR DA PUBLICIDADE

  • Maria de Azevedo
  • Marcelo Da Silva Rocha
Rótulo Influenciador, Digital, Publicidade, Instagram, Evaristo, Costa

Resumo

A publicidade se configura conforme os avanços da tecnologia, que possibilita novas maneiras de comunicar. Consequentemente, a internet e as redes sociais são ferramentas de comunicação e trouxeram uma nova linguagem e um novo público, que interage com feedbacks nas redes. Nas redes sociais existem pessoas que são denominadas de Influenciadores Digitais. Essas pessoas que produzem conteúdo e possuem um grande número de seguidores, estão ultrapassando o espaço digital e atingindo outros meios de comunicação e chegando na publicidade. Isso porque a capacidade de engajamento dos influencers e o seu alcance é cada vez maior. Pesquisas apontam que a sugestão dos influenciadores para o consumo, só perde para familiares e amigos (PACETE, 2018). O objetivo aqui é analisar o jornalista Evaristo Costa como influenciador e produtor de conteúdo no Instagram, onde algumas marcas remuneram-o para terem produtos divulgados em sua conta. Para a elaboração deste artigo foi utilizado uma pesquisa exploratória no Google Acadêmico com as palavras: Evaristo Costa, Jornalista e Evaristo Costa Instagram. O segundo processo foi a pesquisa de contextualização sobre a influência social no ambiente online. Durante o período analisado, de maio de 2019, Evaristo Costa postou em seu perfil três publicações patrocinadas. A primeira foi uma capa do filme Vingadores: Ultimato, com outro influenciador, o Padre Fábio de Melo, que possui um grande número de interações com Evaristo. A foto tinha como legenda Você já foi ver #vingadoresUltimato? Tem alguém que não me é estranho. @marvelbrasil #publi. Como resultado, a publicação gerou 481,8 mil curtidas e 26,9 mil comentários até a data da análise, grande parte desses comentários eram de risos, piadas e elogios a Evaristo. No dia 12 de Maio, o influencer fez uma publicação com patrocínio da marca de produtos de limpeza Omo, onde mostrava os novos produtos da marca com a legenda Olha eu aqui com notícia boa: @omobrasil não para! Tá cheio de novidades! Vocês já viram o novo OMO Tira Manchas e a nova linha para Roupas Delicadas?Eu já testei e aprovei, agora é a sua vez, depois me conta aqui o que você achou!! #novoOMO. O vídeo gerou cerca de 243,7 visualizações e 722 comentários. Os comentários foram em menor número, mas com mais interação com a marca. A última análise feita foi em uma publicação com a data de 29 de Maio, onde Evaristo Costa postou um vídeo de 10 segundos sobre a nova margarina da marca Qualy. Nesse, Evaristo apenas usou de legenda @qualy. Essa publicação atingiu 134,5 mil visualizações e mais de 1,1 mil comentários, que variam, entre elogios ao jornalista e a margarina. A conclusão, analisando os comentários das publicações, é que elas realmente chegam ao público alvo, porque há interação. Com as publicações eficientes, as marcas entendem que Evaristo Costa é um influenciador digital ao qual deve-se investir com publicidade e propagandas.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
DE AZEVEDO, M.; DA SILVA ROCHA, M. CASO EVARISTO COSTA: A CREDIBILIDADE DO INFLUENCER EM FAVOR DA PUBLICIDADE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.