CONSUMO NO SÉCULO XXI: ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DA MARCA LOVE BEAUTY AND PLANET NO INSTAGRAM

  • Isabela Gomes
  • Isabela Palermo Gomes
  • Mateus Weber da Silva
  • Juliana Zanini Salbego
Rótulo Valores, Sociais, Consumo, Love, Beauty, and, Planet

Resumo

Nas últimas décadas, uma parte da população tem se apresentado consciente a partir dos problemas sociais que remetem tanto ao meio ambiente quanto à luta contra preconceitos de raça, de classe, identidade de gênero, entre outros. A partir disso, o modo de consumir desta parte significativa da população tem mudado radicalmente, por buscarem cada vez mais marcas e produtos que estejam conectados a essas concepções. Devido ao novo estilo dos consumidores que se preocupam com o impacto ambiental, as empresas estão adaptando-se ao novo estilo do mercado consumidor. Assim, o presente trabalho tem como objetivo problematizar as lógicas do consumo contemporâneo que evidenciam a relação entre o consumo dos produtos e, ao mesmo tempo, de valores sociais presentes nas marcas e mensagens que os anunciam. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica a partir dos autores Samara e Morsch (2005), também um estudo de caso do posicionamento da marca Love Beauty and Planet a partir de uma análise de sua plataforma do Instagram. Como resultados podemos perceber que, contemporaneamente, os processos de consumo se alteraram e por conta da geração millennials, as pessoas passaram a consumir menos pelas suas necessidades e a buscar no ato de aquisição das marcas valores culturais emergentes, como caracterizam Samara e Morsch (2005), a preocupação com o meio ambiente e com as relações sociais. Constatamos também que a marca Love Beauty and Planet, traduzido para o português Amor, beleza e planeta, apresenta a partir do nome o propósito da marca, a união da questão da beleza com a preservação do meio ambiente. A análise da Hashtag #PequenasEscolhas, presente em quase todas as publicações da marca no Instagram analisadas, expressa que a mesma quer transmitir para seu consumidor a ideia de que com pequenas escolhas, como o consumo de produtos, as pessoas podem mudar o mundo. O enfoque da redação que a marca utiliza ressalta atributos e corroboram a construção de seu posicionamento, uma marca de beleza que se preocupa com o planeta, com o uso de plásticos recicláveis em seus produtos e o fim dos testes em animais. A partir dessa análise, tivemos como conclusões a verificação de que as marcas estão se apropriando de valores como a responsabilidade ambiental que auxiliam no modo de consumir resultando em uma manifestação de ato político. A exemplo disso, a marca estudada Love Beauty and Planet, que apresenta seu principal objetivo "Tudo o que fazemos deve ser bom para as pessoas e para o planeta, se não for bom para os dois não serve", comunicando ao consumidor o seu posicionamento em que ela não é só é uma marca de produtos sustentáveis, naturais e veganos, mas o valor social que é agregado à ela: o consumidor está consumindo uma marca em que se preocupa com as pessoas e o planeta.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
GOMES, I.; PALERMO GOMES, I.; WEBER DA SILVA, M.; ZANINI SALBEGO, J. CONSUMO NO SÉCULO XXI: ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DA MARCA LOVE BEAUTY AND PLANET NO INSTAGRAM. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.