QUÍMIGUIA: UMA PROPOSTA PARA NIVELAMENTO DOS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA

  • Anderson Jardim
  • Rafael Roehrs
  • Anderson da Silva Rosa
Rótulo Aplicativo, Evasão, Ensino, Química

Resumo

Os índices de evasão universitária vêm crescendo nos últimos anos (INEP, 2016; YAMAGUCHI e SILVA, 2019). Almeida e Veloso (2002), afirmam que, no Brasil, o baixo desempenho no ensino médio, muitas vezes, reflete no desempenho das primeiras disciplinas do curso superior, resultando em abandono do curso devido às reprovações nos primeiros semestres. Trabalhos sobre evasão apontam a permanência prolongada em disciplinas consideradas difíceis como contribuintes para a desistência do curso (PEREIRA et al., 2015; JESUS et al., 2013; CRACOLICE e BUSBY, 2015; STONE e FENDRICK, 2018). As dificuldades oriundas da disciplina de química geral acabam sendo determinantes para os acadêmicos ingressantes, por se tratar do seu primeiro contato com a química na universidade, sendo este componente pré-requisito para disciplinas como química orgânica, bioquímica, química inorgânica e físico-química, que fazem parte do currículo de cursos de graduação de diversas áreas (YAMAGUCHI e SILVA, 2019). Um dos fatores apontados como causas para a retenção em Química Geral é o baixo nível de conhecimento básico (JESUS et al., 2013; CRACOLICE e BUSBY, 2015; STONE e FENDRICK, 2018; CASTRO e TEIXEIRA, 2014) que leva a um alto índice de reprovação contribuindo para a evasão dos discentes nos cursos de graduação (PASTORIZA et al., 2007). Nesse contexto, torna-se necessário a busca de metodologias e ferramentas que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem de química, uma destas possibilidades é a aprendizagem móvel. Assim o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo de química destinado a servir como ferramenta de nivelamento e apoio no processo de ensino-aprendizagem na graduação. Na construção do app utilizou-se o editor on-line disponível na empresa fábrica de aplicativos®. Os menus do aplicativo são: Apresentação, Química Geral e Inorgânica, Físico-química e Química Orgânica. Cada conceito é apresentado de maneira sucinta e objetiva, acompanhado de exemplos, visando que o aplicativo seja uma ferramenta de consulta rápida que possibilite acesso aos conteúdos de química básica que o estudante necessita. Para aqueles que desejarem aprofundar seu conhecimento sobre determinado conceito, o app disponibiliza após cada conteúdo o campo Para saber mais onde são indicados livros, sites, vídeos e podcasts para que o estudante possa aprofundar seus conhecimentos. Como perspectivas futuras será feita a validação do aplicativo e a disponibilização para a comunidade acadêmica da Unipampa. Será disponibilizada ainda, no app, espaço para que os estudantes enviem seus feedbacks para que o aplicativo seja aperfeiçoado de maneira contínua de modo a atender as necessidades dos discentes da Unipampa e, de outras instituições de ensino que venham a utilizá-lo como ferramenta de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
JARDIM, A.; ROEHRS, R.; DA SILVA ROSA, A. QUÍMIGUIA: UMA PROPOSTA PARA NIVELAMENTO DOS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.