A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DISCENTE A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

  • Eduarda Estevez
  • Sonia Maria da Silva Junqueira
  • Valesca Brasil Irala
Rótulo Engajamento, discente, Metodologias, Ativas, Ensino, Superior

Resumo

O presente trabalho busca apresentar o processo de desenvolvimento do engajamento discente (FREDRICKS, BLUMENFELD, e PARIS 2004; STELKO-PEREIRA, et al., 2015; REEVE E TSENG, 2011), impulsionado a partir de Metodologias Ativas no ensino superior (BACICH e MORAN, 2018). A pesquisa foi analisada a partir do componente curricular de Projetos I, do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, durante o primeiro semestre do ano de 2019. A investigação é de caráter qualitativo, elaborada segundo observações e reflexões feitas de aulas acompanhadas, somando 12 (doze) diários de bordo e gravações de áudio que posteriormente foram transcritas. Berbel (2011) afirma que as metodologias ativas possibilitam que o docente atue como mediador, tendo o papel fundamental para promoção da realização de metodologias que permitam que o discente seja protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi possível observar a significativa diferença proativa dos alunos ao decorrer do semestre, ampliando seus níveis de engajamento, demonstrados por meio de interação verbal (ampliando o nível de criticidade, com a busca de respostas não usuais para a apreensão dos conceitos) e da realização de tarefas em uma perspectiva criativa e proativa (sem se limitar aos espaços predestinados para a realização das aulas). No início do componente curricular, os discentes raramente demonstraram participação frente às tarefas propostas. A partir dos dados coletados e observações sistemáticas realizadas, foi possível compreender que a abordagem de métodos ativos foi imprescindível para estimular a promoção do engajamento dos discentes no processo de ensino-aprendizagem referente à disciplina em questão. Futuramente, buscaremos incentivar discussões e reflexões pertinentes à temática central, com o cruzamento de dados de natureza quantitativa e qualitativa, além dos resultados de desempenho em componentes que adotem tal metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
ESTEVEZ, E.; MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, S.; BRASIL IRALA, V. A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DISCENTE A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.